Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5036623


5036623

IDEAÇÃO SUICIDA E DESESPERANÇA EM UNIVERSITÁRIOS

Autores:
Claudete Ferreira de Souza Monteiro|claudetefmonteiro@ufpi.edu.br|enfermeiro|doutor|docente|ufpi ; Lorena Uchoa Portela Veloso|lorenaupveloso@gmail.com|enfermeira|doutoranda|docente|uespi ; Camylla Layanny Soares Lima||estudante de Graduação|graduanda Em Enfermagem|graduanda|uespi ; Clara Ananda Pimentel de Sousa Santos||enfermeira|mestranda Em Enfermagem|enfermeira do Núcleo de Epidemiologia|fundação Municipal de Saúde de Teresina-pi ; Camila Bezerra dos Santos||graduanda Em Enfermagem|graduanda|graduanda|ufpi ; Nathaly Marques Santos||graduanda Em Enfermagem|graduanda|graduanda|ufpi

Resumo:
**Introdução: **O uso de recursos tecnológicos, por meio da internet, têm delineado novos perfis de estudantes, estimulados a buscar seu conhecimento, por meio da interação da tecnologia com o ambiente de ensino(1). **Objetivo**: Relatar a construção da _WebQuest_ como estratégia de ensino-aprendizagem utilizando informações oriundas de recursos online. **Método**: Trata-se de um relato de experiência, onde foi construída uma _WebQuest_ sobre a temática “Elaboração de projeto de pesquisa”. A _WebQuest_  foi desenvolvida em três fases, no primeiro semestre de 2018, como atividade da disciplina de tecnologias no contexto da saúde e da enfermagem, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - UEM. A primeira fase constituiu-se na elaboração e definição da temática, de acordo com os pressupostos metodológicos da _WebQuest_. A segunda fase envolveu a organização do conteúdo, inclusão de imagens, infográficos, vídeos e conclusão da _WebQuest_. Na terceira fase disponibilizou-se o link de acesso via e-mail e _WhatsApp®_. **Resultados**: A construção da _WebQuest_ permitiu o aprendizado dos pós-graduandos sobre a metodologia. Os elementos pré-determinados foram: introdução, tarefa, processo, avaliação, conclusão e créditos. Na introdução e processo utilizaram-se infográficos para exemplificar cada subitem de um projeto de pesquisa para melhor visualização e fixação, além de outros materiais de apoio para a execução da avaliação final. **Conclusão: **A estratégia pedagógica otimizou o tempo, facilitou a compreensão da temática e estimulou a autonomia na produção de conhecimento. **Contribuições/implicações para a Enfermagem:** Contribuir com a elaboração de projetos de pesquisa de qualidade.


Referências:
Maruxo, H.B; Prado, C; Almeida, D.M; Tobase, L; Grossi, M.G; Vaz, D.R. Webquest e história em quadrinhos na formação de recursos humanos em Enfermagem. Rev Esc Enferm USP • v.49, n.(Esp2), p.68-74, 2015. (Cited 2018, agosto, 13).