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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4993447


4993447

MEDIDAS APLICADAS PELO ENFERMEIRO PARA EVITAR E CONTROLAR INFECÇÕES HOSPITALARES

Autores:
Rayanne Kelly Pinheiro Kropf|rayannekropf@hotmail.com|estudante de Pós Graduação|ensino Superior Completo|enfermeira|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Camila Cruz de Souza|souza.camilac@gmail.com|estudante de Pós Graduação|ensino Superior Completo|enfermeira|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Érika Sousa Domingues|erikaesd@hotmail.com|estudante de Pós Graduação|ensino Superior Completo|enfermeira|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
O ensino da semiologia e semiotécnica compreende conteúdos considerados essenciais à formação dos profissionais de enfermagem. O uso de novas estratégias de ensino e metodologias ativas de aprendizagem em cursos de graduação em enfermagem tem como intuito ampliar a participação e o controle do aluno sobre seu próprio aprendizado, e aos docentes cabe o papel de facilitadores proporcionando a construção de conhecimentos e habilidades, auxiliando o aluno no seu processo de aprendizagem. Este trabalho teve por objetivo validar uma tecnologia educacional para mediar o ensino em semiologia e semiotécnica. Estudo metodológico com abordagem quantitativa realizado em três fases: revisão da literatura; desenvolvimento da tecnologia educacional (TE); validade de conteúdo e de aparência com base no instrumento de avaliação da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). Os dados foram coletados em dois momentos: 1) aplicação e validação da TE por juízes-especialistas e 2) pelo público-alvo. Os dados foram organizados em quatro blocos temáticos e analisados no programa SPSS 20.0. A análise de confiabilidade resultou em elevada confiabilidade. Os 10 itens foram validados em condições satisfatórias para a realização da AFE: KMO=0,516; teste de esfericidade de Bartlett (x² 76,915, GL=45), p=0,002, 72,4% de variância. Os valores alcançados nesta validação foram superiores a 80% de concordância. O objetivo foi alcançado e poderá ser uma tecnologia útil para motivar os discentes em relação às temáticas tratadas.


Referências:
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