Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4947379


4947379

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA FASE AGUDA DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Autores:
Carolina Baldo de Oliveira Almeida|carolinabaldo77@gmail.com|enfermagem|não Possui|técnica de Enfermagem|universidade Tuiuti do Paraná ; Karine de Andrade|karineandrade852@gmail.com|enfermagem|não Possui|estagiária de Enfermagem|universidade Tuiuti do Paraná

Resumo:
**Introdução:** Pneumonia associada à ventilação mecânica é responsável por 15% das infecções relacionadas à assistência à saúde e 25% de todas as infecções em unidades de terapia intensiva. Esta pneumonia se desenvolve entre 48-72 horas, com uso de traqueostomia/cânulas oro-traqueais, que favorece a formação de biofilme no lúmen externo da cânula e invasão de microorganismos nas estruturas do trato respiratório inferior. Evidências científicas relacionaram a higiene bucal como ferramenta na prevenção, recomendada pela ANVISA e _Centers for Disease Control and Prevention_. **Objetivos: **Implementar o protocolo de higiene bucal na UTI-Pediátrica. **Metodologia: **Considerando esta recomendação equipe multiprofissional de hospital escola público, Londrina-PR, decidiu integrar as diferentes áreas de conhecimento enfermagem, fisioterapia, patologia e análises clínicas, medicina e odontologia pediátrica, para implementar protocolo de higiene bucal em UTI-Pediátrica. Trata-se de projeto de extensão “Protocolo de higiene bucal para prevenção de pneumonia em unidades pediátricas: implantação por equipe multiprofissional especializada”, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade, CAAE:53864716.9.0000.5231. **Resultados: **As atividades se constituíram de 3 etapas: pré-intervenção: capacitação das equipes e adequação da infraestrutura; intervenção: implantação do protocolo e coleta de exames microbiológicos e; pós-intervenção: avaliação do impacto das medidas. A 1ª etapa aconteceu entre março e maio de 2017, com encontros entre a equipe de trabalho, parceria com a direção e Comissão de Infecção hospitalar; realização da capacitação da equipe de trabalho, padronização dos materiais, ajuste do protocolo para área pediátrica e treinamento da odontologia para atuar na Terapia Intensiva. Entre junho e julho ocorreu capacitações da equipe da unidade utilizando-se o método de Pesquisa Convergente Assistencial, visando à transferência do conhecimento para os serviços de saúde com a introdução de inovações na prática assistencial e envolvimento do investigador no contexto estudado. **Conclusões:** A integração e articulação entre as diferentes áreas de conhecimento para a implantação do protocolo, corrobora para uma ação conjunta para a redução das taxas de infecção hospitalar, bem como construção do conhecimento para a qualificação da assistência à criança hospitalizada em serviço público de saúde. **Contribuições para a Enfermagem: **Pode-se replicar a implementação de tal protocolo em todas unidades de cuidado hospitalar.


Referências:
BERALDO CC, ANDRADE DE D. Higiene bucal com clorexidina na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. J Bras Pneumol. 2008;34(9):707-14. BRASIL. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde: Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília, 2013. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION - CDC. Antibiotic resistance threats in the United States, 2013. Centers for Disease Control and Prevention Meeting the Challenges of Drug-Resistant. United States House of Representatives April 23, 2013. Disponivel em:acesso em 14/10/2013. KLEVENS RM, EDWARDS JR, RICHARDS CL, HORAN TC, GAYNES RP, POLLOCK DA. Estimating health care-associated infections and deaths in U.S. hospitals, 2002. Public Health Rep. 2007; 122(2):160-6. TRENTINI M, PAIM L; SILVA D. M. V. Pesquisa Convergente Assistencial – PCA: delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde. Porto Alegre: Moriá, 2014.