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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4928945


4928945

Segurança do Paciente: Concepção e Implantação da Cultura de Qualidade

Autores:
Francielle Thays dos Santos|francydmn@gmail.com|estudante|graduanda|discente|fundação Educacional do Município de Assis Fema ; Adriana Avanzi Marques Pinto|drianvanzi1981@gmail.com|enfermeira|doudora|docente|fundação Educacional do Município de Assis Fema

Resumo:
**Introdução: **O ingresso à Universidade influencia a expressão da sexualidade pela vivência de novas situações e experiências.1 **Objetivo:** Caracterizar o conhecimento e comportamento sexual de acadêmicos internacionais de uma universidade pública. **Método: **Estudo descritivo e quantitativo, conduzido com acadêmicos internacionais recém-ingressos a uma universidade internacional, de maio a agosto de 2017. Após aplicação do TCLE, os participantes preencheram um questionário. Os dados foram analisados pelo programa _Epi Info_. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conforme parecer no. 1.937.092. **Resultados:** Dos 67 participantes, 82,1% eram do sexo masculino, tinham idade média de 23,9 anos e 59,7% eram guineenses, 38,8% angolanos e 1,5% moçambicanos.  Dos acadêmicos, 78,5% eram solteiros com parceira eventual e 57,4% tinham renda de até um salário mínimo. Dos pesquisados, 91% tinham iniciado a vida sexual, especialmente na adolescência, e 80,3% tinham tido mais de um parceiro. Entre os acadêmicos, 17,9% não sabiam o que eram Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e 9% as tinham tido. Dentre esses, 50% tinham sido tratados. Dos participantes, 43,3% faziam sexo oral, 89,5% desconheciam formas preventivas de IST e 14,9% tinham participado de ações educativas em saúde. **Conclusão:** Os acadêmicos internacionais iniciam a vida sexual antes do ingresso à Universidade, momento em que já apresentam mais de um parceiro. Cientes sobre o que são as IST e não sendo acometidos por elas, eles desconhecem a sua prevenção e necessitam de ações educativas. **Implicações para a Enfermagem: **A identificação dos riscos e fragilidades no conhecimento sobre saúde sexual é fundamental para formulação de estratégias de promoção da saúde de acadêmicos.


Referências:
1. Firmeza SNRM, Fernandes KJSS, Santos EN, Araújo WJG, Oliveira ES, Silva ARV. Comportamento sexual entre acadêmicos de uma universidade pública. Rev Rene. 2016; 17(4):506-11. DOI: 10.15253/2175-6783.2016000400010.