4899687 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ESCOLA | Autores: Daniela Tavares Camera|daniela.camera@hotmail.com|acadêmica|acadêmica|acadêmica|universidade Paranaense ; João Vitor Rosa Ribeiro|joaovitorrosaribeiro@hotmail.com|acadêmico|acadêmico|acadêmico|faculdade Santa Maria da Glória ; Carlos Vinicius Oliveira Nascimento|carllos_henry@outlook.com|acadêmico|acadêmico|acadêmico|faculdade Santa Maria da Glória ; Valkiria da Silva Gomes Valério|alanaremendes@gmail.com|acadêmica|acadêmica|acadêmica|faculdade Santa Maria da Glória ; Fabricia Cristina Ferreira|fabriciacristinaferreira@gmail.com|acadêmica|acadêmica|acadêmica|faculdade Santa Maria da Glória |
Resumo: A simulação é um processo dinâmico que envolve a criação de uma oportunidade
hipotética que incorpora uma representação autêntica da realidade, com a
participação ativa do aluno e integra as complexidades da aprendizagem prática
e teórica com a oportunidade de repetição, feedback, avaliação e reflexão1.
Objetivou-se apresentar a importância da prática simulada como recurso
metodológico na graduação em enfermagem. Trata-se de um relato de experiência
de docentes na realização de oficinas utilizando simulações, na Universidade
Regional de Blumenau nos anos de 2016 à 2018. As oficinas aconteceram durante
as aulas das disciplinas de saúde do adulto e urgência/emergência.
Configuraram-se como sujeitos deste estudo, discentes matriculados nas
disciplinas. Na estruturação do estudo, realizou-se a leitura e análise das
atividades desenvolvidas. Para o desenvolvimento das práticas simuladas
iniciou-se em sala de aula com sessão informativa através de aula dialogada e
materiais postados no ambiente virtual de aprendizagem, posteriormente
introdução ao ambiente no caso laboratório de habilidades onde o cenário
estava montado com uso de bonecos e auxilio da monitora a próxima etapa
reunião informativa sobre o cenário os alunos recebem as informações sobre a
temática de forma geral relacionados com conteúdo teórico, as orientações são
verbalizadas e entregue impresso, a próxima etapa reunião sobre o cenário onde
cada grupo dirige-se aos bonecos previamente montados e após acontece
discussão entre docente e discentes. Conclui-se que essa metodologia tem se
mostrado facilitadora no processo de ensino possibilitando a aprendizagem
experiencial em ambiente seguro, respaldada por reflexão e ampliando a
capacidade critico-reflexiva e criativa do discente.
Referências: 1-BLAND A J, TOPPING A, WOOD B. A concept analysis of simulation as a learning strategy in the education of undergraduate nursing students. vol. 31, Issue 7, Octóber, 2011. |