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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4899687


4899687

RELATO DE EXPERIÊNCIA: AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ESCOLA

Autores:
Daniela Tavares Camera|daniela.camera@hotmail.com|acadêmica|acadêmica|acadêmica|universidade Paranaense ; João Vitor Rosa Ribeiro|joaovitorrosaribeiro@hotmail.com|acadêmico|acadêmico|acadêmico|faculdade Santa Maria da Glória ; Carlos Vinicius Oliveira Nascimento|carllos_henry@outlook.com|acadêmico|acadêmico|acadêmico|faculdade Santa Maria da Glória ; Valkiria da Silva Gomes Valério|alanaremendes@gmail.com|acadêmica|acadêmica|acadêmica|faculdade Santa Maria da Glória ; Fabricia Cristina Ferreira|fabriciacristinaferreira@gmail.com|acadêmica|acadêmica|acadêmica|faculdade Santa Maria da Glória

Resumo:
A simulação é um processo dinâmico que envolve a criação de uma oportunidade hipotética que incorpora uma representação autêntica da realidade, com a participação ativa do aluno e integra as complexidades da aprendizagem prática e teórica com a oportunidade de repetição, feedback, avaliação e reflexão1. Objetivou-se apresentar  a importância da prática simulada como recurso metodológico na graduação em enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de docentes na realização de oficinas utilizando simulações, na Universidade Regional de Blumenau nos anos de 2016 à 2018. As oficinas aconteceram durante as aulas das disciplinas de saúde do adulto e urgência/emergência. Configuraram-se como sujeitos deste estudo, discentes matriculados nas disciplinas. Na estruturação do estudo, realizou-se a leitura e análise das atividades desenvolvidas. Para o desenvolvimento das práticas simuladas iniciou-se em sala de aula com sessão informativa através de aula dialogada e materiais postados no  ambiente virtual de aprendizagem, posteriormente introdução ao ambiente no caso laboratório de habilidades onde o cenário estava montado com uso de bonecos e auxilio da monitora a próxima etapa reunião informativa sobre o cenário os alunos recebem as informações sobre a temática de forma geral relacionados com conteúdo teórico, as orientações são verbalizadas e entregue impresso, a próxima etapa reunião sobre o cenário onde cada grupo dirige-se aos bonecos previamente montados e após acontece discussão entre docente e discentes. Conclui-se que essa metodologia tem se mostrado facilitadora no processo de ensino possibilitando a aprendizagem experiencial em ambiente seguro, respaldada por reflexão e ampliando a capacidade critico-reflexiva e criativa do discente.


Referências:
1-BLAND A J, TOPPING A, WOOD B. A concept analysis of simulation as a learning strategy in the education of undergraduate nursing students. vol. 31, Issue 7, Octóber, 2011.