Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4886278


4886278

PROCESSO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DOENÇAS COM HIPERTENSÃO E/OU DIABETES

Autores:
William Dias Borges|williamdborges@gmail.com|enfermeiro|mestre|professor|universidade do Estado do Pará ; Adriana Alaide Alves Moura|adriana-moura15@hotmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira|uepa

Resumo:
**Introdução**: As tecnologias educacionais correspondem a métodos pedagógicos e inovadores que, na busca do estímulo ao raciocínio clínico e ao pensamento crítico, potencializam o ensino do processo de enfermagem. Essa ferramenta tem ajudado no desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas. **Objetivo**: Caracterizar a produção brasileira de teses e dissertações que abordaram as tecnologias educacionais voltadas para o ensino do processo de enfermagem. **Metodologia**: Trata-se de uma pesquisa documental realizada no _Catálogo de Teses_ e _Dissertações da _Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior durante o mês de julho de 2018. **Resultados**: Foram selecionados 10 estudos, dos quais sua maioria eram teses (6), seguidas de dissertações (4). O período de publicação das referidas pesquisas concentra-se entre os anos de 2010 a 2018. As instituições que mais produziram sobre o tema predominaram na Região Sul (7). A tecnologia educacional mais desenvolvida foram os jogos educativos (5), seguidos da criação de ambiente virtual de aprendizagem (1); construção de objeto virtual de aprendizagem (1); programa computacional (1); website (1); aplicativo para dispositivo móvel (1). Sobre os sistemas de classificação mais usados estão a NANDA Internacional, Classificação dos _Resultados de Enfermagem e _Classificação das Intervenções de _Enfermagem (7), seguida da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (3). **Conclusão**_**:** A utilização de tecnologias educacionais voltadas para o ensino do processo em enfermagem são ferramentas pertinentes para o processo de aprendizagem, tendo em vista sua contribuição na formação de acadêmicos de enfermagem para um cuidado de qualidade e resolutivo prestado ao paciente. Essas tecnologias são pautadas nos princípios das diretrizes curriculares nacionais e das políticas de saúde. Verifica-se a necessidade no desenvolvimento de mais estudos acerca da temática como forma de disseminação do conhecimento e adoção das referidas tecnologias pelas instituições de ensino.


Referências:
1. Prado C, Peres HHC, Leite MMJ. Tecnologia da informação e da comunicação em enfermagem. São Paulo: Atheneu; 2011. 2. Goyatá SLT, Chaves ECL, Andrade MBT, Pereira RJS, Brito TRP. Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática. Acta Paul Enferm. 2012;25(2):243-248.