4867206 | PRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS NA ATENÇÃO AO CUIDADO DE ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR | Autores: Natalia Rodrigues Vieira|vieirarodriguesnaty@gmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação|enfermeiro|mestranda Em Enfermagem|universidade Regional do Cariri ; Nalva Kelly Gomes de Lima||estudante de Graduação / Pós-graduação|enfermeiro|residente Em Saúde Cardiovascular|universidade de Pernambuco ; Tayanne Maira Dantas Martins de Morais||estudante de Graduação / Pós-graduação|enfermeiro|pós-graduanda Em Centro Cirúrgico E Central de Materiais|universidade Regional do Cariri ; Maria Eugênia Alves Almeida Coelho||enfermeiro|mestre Em Enfermagem|professor|universidade Regional do Cariri ; Nuno Damácio de Carvalho Félix||estudante de Graduação / Pós-graduação|mestre Em Enfermagem|doutorando Em Enfermagem|universidade Federal da Paraíba ; Célida Juliana de Oliveira||enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor|universidade Regional do Cariri |
Resumo: A preceptoria é uma atividade de ensino que favorece o processo de construção
de conhecimento significativo para formação humana e profissional. Destaca-se
pelo compromisso com a aprendizagem do estudante, conhecimento do papel do
preceptor como formador e capacidade de incentivar o estudante a ser
responsável por sua aprendizagem. O Programa de Educação pelo Trabalho para a
Saúde (PET-Saúde) fomenta grupos de aprendizagem tutorial no SUS. Este estudo
objetivou analisar a atuação das enfermeiras preceptoras do PET-Saúde. Estudo
qualitativo, exploratório. Participaram 11 enfermeiras preceptoras atuantes
por no mínimo de dois anos no Programa da Universidade Estadual de Feira de
Santana na atenção básica. Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa,
realizou-se entrevistas semiestruturadas analisadas através da Hermenêutica-
Dialética. A preceptoria no PET-Saúde contribuiu para integração ensino-
serviço, trabalho interprofissional e reaproximação da universidade. As
preceptoras realizam atividades de ensino, supervisão dos estudantes, produção
do cuidado com usuários, educação em saúde na comunidade e educação permanente
com trabalhadores. As atividades eram ofertadas de acordo com as necessidades
dos usuários no cuidado em saúde. É fundamental o trabalho da enfermeira
preceptora no fortalecimento do SUS e formação dos estudantes, reafirmando a
necessidade de visibilidade da profissão e de políticas públicas consistentes.
Referências: Faria, L; Quaresma, MA; Patiño, RA; Siqueira, R; Lamego, G. Integração ensino-serviço-comunidade nos cenários de práticas na formação interdisciplinar em Saúde: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde no sul da Bahia, Brasil. Interface, 2018. |