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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4848828


4848828

DIFICULDADES DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A DEFICIENTES AUDITIVOS

Autores:
Gabriela Luciana de Souza Figueiredo|gabyfigueiredoenf@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|autor|estudante|universidade da Amazônia ; Carolina Figueiredo da Fonseca|carolinnafsc@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|coautor|estudante|universidade da Amazônia ; Leane Reis da Costa|leanereis12@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|coautor|estudante|universidade da Amazônia ; Roberta dos Santos Cohen|roberta.cohen@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|coautor|estudante|universidade da Amazônia ; Thaís de Oliveira Coelho|thaiscoelho820@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|(co)autor|estudante|universidade da Amazônia ; Márcio Vinícius dos Santos Almeida|marcio25guerreiro@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|(co)autor|estudante|universidade da Amazônia

Resumo:
**Título: Uso da técnica de moulage para o ensino simulado de úlcera venosa: relato de experiência** **Resumo** Introdução: A úlcera venosa é uma complicação tardia da insuficiência venosa crônica, estima-se que, no Brasil, 3% da população apresenta a lesão(1). A técnica de moulage ou maquiagem pode ser usada para aprimorar uma experiência de aprendizado simulado e reforçar o aprendizado prévio em relação a danos e reparos celulares(2). Objetivo: Descrever a experiência sobre a abordagem da temática "Assistência de enfermagem ao paciente com Úlcera Venosa" para o ensino superior de enfermagem, em uma universidade privada do interior do estado de São Paulo. Metodologia: Relato de experiência, a atividade foi desenvolvida na disciplina de Semiologia e Semiotécnica/Fundamentos de Enfermagem no segundo semestre de 2017. Participaram da atividade 43 alunos do segundo ano. As estratégias de ensino utilizadas foram: aula teórica dialogada, casos clínicos, técnica de moulage para caracterização das lesões e ambiente simulado. Resultados: 1.ª etapa da experiência constou com 4 aulas teóricas sobre o tema; 2.ª etapa os alunos receberam material de estudo prévio; 3.ª etapa os alunos foram divididos em dois grupos: um teria que ler o caso do paciente do ambiente simulado e o outro desenvolver através da técnica de moulage uma lesão de úlcera venosa em um membro do grupo; 4.ª etapa realização da atividade simulada com briefing/debriefing e 5.ª etapa os estudantes responderam um questionário associado à simulação, no qual avaliaram como satisfatória o uso da técnica de moulage e que a realização das atividades possibilitou a identificação de prioridades de assistência e desenvolvimento de raciocínio clínico. Conclusões e implicações para enfermagem: O uso da técnica de moulage no ensino simulado permite a incorporação de estratégias inovadoras no ensino de enfermagem no cuidado ao portador de úlcera venosa, que contemplem as metodologias ativas de ensino e aproximam o estudante de enfermagem da realidade e o desenvolvimento de habilidades na necessidade de integridade cutâneo mucosa.


Referências:
1. Reis, D. B. et al. Cuidados às pessoas com úlcera venosa: percepção dos enfermeiros da estratégia de saúde da família. Rev Min Enferm. 2013 jan/mar; 17(1): 101-106. 2. Smith- Stoner, M. Using moulage to enhance educational instruction. Nurse Educ. 2011; 36(1):21-4