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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4847976


4847976

O “PROJETO VIVÊNCIAS” NA CENTRAL DE MATERIAIS ESTERILIZADOS: Relato de experiência.

Autores:
Fábio Manoel Gomes da Silva|enfermeirofabiosilva@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Flávia Vyviane Barros Moraes|flaviavbmoraes@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Vanessa Kelly Cardoso Estumano|xvanessacardoso@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Nathalie Porfino Mendes|nathaliepmendes@yahoo.com|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Renata Glaucia Barros da Silva Lopes|enfermagem.alcindo@unama.br|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Franciane do Socorro dos Santos Lopes||preceptora de Enfermagem|preceptora de Enfermagem|preceptora de Enfermagem|hospital Beneficente Portuguesa D. Luiz

Resumo:
PRÁTICAS EDUCATIVAS COM OS PAIS DE UMA CRECHE MUNICIPAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Lorena Cavalcante Lobo; Aline Oliveira Mota Introdução: A educação em saúde representa uma das práticas para o cuidado, promoção da cidadania, promovendo o diálogo, a construção da autonomia e há perspectiva da integralidade de saberes e de práticas¹.Objetivo: Relatar a experiência do processo de educação em saúde desenvolvido numa creche com os pais nos meses do outubro rosa e novembro azul. Metodologia: O estudo consiste de um relato de experiência que aborda a atuação das residentes pertencentes ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Neurofuncional do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas – UFAM no cenário de prática da atenção básica. A experiência ocorreu em dois encontros compreendendo os meses de outubro e novembro do ano de 2017. Os encontros ocorreram no período matutino com duração de 2 horas. Os conteúdos eram trabalhos através de rodas de conversas, sendo utilizado power point, vídeos. Na saúde da mulher foram trabalhadas as temáticas: A sensibilização para realizar o exame Papanicolau, também foi discutido sobre violência doméstica, autocuidado e qualidade de vida. Na saúde do homem as temáticas trabalhadas foram: câncer de próstata, câncer de pele, a higiene íntima do homem, além de ter sido retratado acerca dos eixos preconizados pela política nacional de atenção integral à saúde do homem. Resultados:  as ações de educação em saúde visaram à melhoria da qualidade de vida dos sujeitos, e auxiliando no desenvolvimento da responsabilidade individual e na prevenção de doenças. Nos dois encontros os atores do processo foram participativos, compartilharam suas experiências e vivências. Conclusões: A educação em saúde promove a participação ativa da comunidade, na busca de qualidade de vida, autonomia e estímulo ao autocuidado dos sujeitos envolvidos. Contribuições para a Enfermagem: as práticas alternativas e cuidados centrados no usuário do SUS devem ser incentivados, de modo a garantir a utilização/acesso dos usuários as informações. Descritores: saúde da mulher, saúde do homem, educação em saúde. Referências: ¹ Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.


Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.