4847976 | O “PROJETO VIVÊNCIAS” NA CENTRAL DE MATERIAIS ESTERILIZADOS: Relato de experiência. | Autores: Fábio Manoel Gomes da Silva|enfermeirofabiosilva@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Flávia Vyviane Barros Moraes|flaviavbmoraes@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Vanessa Kelly Cardoso Estumano|xvanessacardoso@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Nathalie Porfino Mendes|nathaliepmendes@yahoo.com|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Renata Glaucia Barros da Silva Lopes|enfermagem.alcindo@unama.br|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Franciane do Socorro dos Santos Lopes||preceptora de Enfermagem|preceptora de Enfermagem|preceptora de Enfermagem|hospital Beneficente Portuguesa D. Luiz |
Resumo: PRÁTICAS EDUCATIVAS COM OS PAIS DE UMA CRECHE MUNICIPAL: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Lorena Cavalcante Lobo; Aline Oliveira Mota
Introdução: A educação em saúde representa uma das práticas para o cuidado,
promoção da cidadania, promovendo o diálogo, a construção da autonomia e há
perspectiva da integralidade de saberes e de práticas¹.Objetivo: Relatar a
experiência do processo de educação em saúde desenvolvido numa creche com os
pais nos meses do outubro rosa e novembro azul. Metodologia: O estudo consiste
de um relato de experiência que aborda a atuação das residentes pertencentes
ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Neurofuncional do
Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas –
UFAM no cenário de prática da atenção básica. A experiência ocorreu em dois
encontros compreendendo os meses de outubro e novembro do ano de 2017. Os
encontros ocorreram no período matutino com duração de 2 horas. Os conteúdos
eram trabalhos através de rodas de conversas, sendo utilizado power point,
vídeos. Na saúde da mulher foram trabalhadas as temáticas: A sensibilização
para realizar o exame Papanicolau, também foi discutido sobre violência
doméstica, autocuidado e qualidade de vida. Na saúde do homem as temáticas
trabalhadas foram: câncer de próstata, câncer de pele, a higiene íntima do
homem, além de ter sido retratado acerca dos eixos preconizados pela política
nacional de atenção integral à saúde do homem. Resultados: as ações de
educação em saúde visaram à melhoria da qualidade de vida dos sujeitos, e
auxiliando no desenvolvimento da responsabilidade individual e na prevenção de
doenças. Nos dois encontros os atores do processo foram participativos,
compartilharam suas experiências e vivências. Conclusões: A educação em saúde
promove a participação ativa da comunidade, na busca de qualidade de vida,
autonomia e estímulo ao autocuidado dos sujeitos envolvidos. Contribuições
para a Enfermagem: as práticas alternativas e cuidados centrados no usuário do
SUS devem ser incentivados, de modo a garantir a utilização/acesso dos
usuários as informações.
Descritores: saúde da mulher, saúde do homem, educação em saúde.
Referências: ¹ Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e
Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de
educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. |