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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4841314


4841314

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INSERÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA NO MUNDO ACADÊMICO

Autores:
Fabricia Campos Souza Silveira|fabriciacampossouza@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda de Enfermagem do Décimo Período|acadêmica|universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy-unigranrio ; Amanda Barbosa Sanchez|amanda2sanchez@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda de Enfermagem do Décimo Período|acadêmica|universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy-unigranrio ; Lays Ribeiro Rangel|rangel.lays@yahoo.com.br|acadêmica de Enfermagem|graduanda de Enfermagem do Décimo Período|acadêmica|universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy-unigranrio ; Mariana Lima Amorim|marilimamorim@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda de Enfermagem do Décimo Período E Aluna Extensionista do Projeto de Extensão Prepesu|acadêmica|universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy-unigranrio

Resumo:
**Introdução:** O Brinquedo Terapêutico auxilia no estabelecimento da comunicação,relacionamento, alívio da dor, tensão, ansiedade, além de preparar a criança para            procedimentos no ambiente hospitalar¹. **Objetivo: **Relatar a experiência dos graduandos em enfermagem quanto à elaboração de um brinquedo e sua aplicação            na técnica do brinquedo terapêutico instrucional (BTI) com crianças no hospital. **Método: **Trata-se de um relato de experiência, analítico, descritivo quanto à reflexão            dos graduandos em Enfermagem sobre a elaboração de um brinquedo e uso como BTI.** Resultados:** 1. Construção do brinquedo: elaborado uma boneca de tecido,           cujo nome é Maria Joana, indicada para faixa etária de 04 a 12 anos, que permite a explicação e realização dos procedimentos de enfermagem conforme técnica do     BTI. Esta boneca também possui órgãos internos que podem ser retirados e colocados pelas crianças, favorecendo a educação em saúde sobre o corpo humano, explicação de patologias existentes, além de possibilitar a estimulação sensório-motor e cognitivo. Foi utilizado para confecção, tecido de algodão, fibra,  zíper, fio e velcro. 2. Utilizando no ambiente hospitalar: a fácil adesão da criança com a boneca Maria Joana favoreceu a prática do BTI durante as atividades no hospital.** Conclusão: **Foi uma experiência construtiva, gratificante e viável que estimulou a criatividade e as possibilidades de futuro empreendedorismo além da vivência prática da técnica do BTI. **Contribuições para enfermagem:**A construção de um brinquedo e a sua aplicação na prática com crianças internadas é pertinente e sincroniza o conhecimento teórico - prático do graduando.


Referências:
¹Buyuk ET, Bolişik B. The effect of preoperative training and therapeutic play on children’s anxiety, fear, and pain. Journal of Pediatric Surgical Nursing. Abril/Junho 2015 - Volume 4 - Issue 2; p 78-85.