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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4833899


4833899

IMPLANTAÇÃO DO INDICADOR DE QUALIDADE RELACIONADO A ERRO DE MEDICAÇÃO EM UMA UNIDADE DE PEDIATRIA

Autores:
Sumaya Hillana Santos|sumayahillana@gmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva do Chc-ufpr|faculdades Pequeno Príncipe ; Elessandra Souza Bitencourt|elessandrabitencourt@gmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós Graduação Em Saúde da Criança E do Adolescente|coordenadora do Giq-uniped-chc-ufpr|universidade Federal do Paraná ; Alessandra Patricia Stelmak|alessandra.stelmak@hc.ufpr.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem|supervisora de Enfermagem da Uniped-chc-ufpr|universidade Federal do Paraná ; Mayara Caroline Barbieri|may_barbieri@hotmail.com|enfermeira|doutoranda do Programa de Pós-graduação - Universidade Federal de São Carlos (ufscar)|enfermeira Especialista da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal-chc-ufpr|universidade Federal de São Carlos ; Roselia Maria Santo Araujo|roselia.sud@gmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|enfermeira do Serviço de Emergência E Pronto Atendimento do Chc/ufpr|universidade Federal do Paraná ; Janete Barrichelo|jbarrichelo@gmail.com|enfermeira|mestre do Programa de Saúde da Criança E do Adolescente da Ufpr.|enfermeira da Clínica Pediátrica do Chc/ufpr.|universidade Federal do Paraná

Resumo:
**Introdução:** Os acidentes de trânsito têm sido considerados como um grave problema de saúde pública, e entre os altos índices de mortalidade, houve um aumento considerável das vítimas de acidentes por motocicletas. **Objetivo:** Caracterizar os condutores de motocicletas envolvidos em acidentes de trânsito, quanto aos aspectos sociodemográficos e dos acidentes. **Metodologia:** Estudo transversal, com 360 condutores de motocicletas em um hospital de urgência, de dezembro de 2016 a abril de 2017. O estudo foi aprovado sob parecer 1.806.555. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. **Resultados:** As características mostraram idade média de 35,5 anos, sexo masculino, cor parda, solteiros, com ensino fundamental e médio, exercendo trabalho autônomo, com renda individual de um a três salários mínimos. Maior parte não possuía carteira de habilitação, conduzia motocicleta própria há mais de 10 anos, usava equipamentos de proteção, não fazia uso de álcool e não era motociclista profissional. **Conclusões:** Deve-se investir na educação permanente dos condutores de motocicletas, quanto ao conhecimento dos fatores que podem predispor a ocorrência de acidentes de trânsito e intervenções para sua prevenção. **Implicações para Enfermagem:** Possibilitar aos enfermeiros, o conhecimento das características dos acidentes motociclísticos, por serem responsáveis pelo atendimento inicial as vítimas, devendo conhecer as particularidades do atendimento, com vistas a prevenir sequelas, incapacidades e maior tempo de reabilitação.


Referências:
Lucas-Neto A, Barbosa KN, Bernardino IM, Lucas RSCC, D´Ávila S. Ground transportation accidents involving two categories of motorcyclists who transport passengers. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [Internet]. 2016; 64(3): 299-306. Cavalcante AKCB, Holanda VM, Rocha CFM, Cavalcante SW, Sousa JPR, Sousa FHR. Perfil dos acidentes de trânsito atendidos por serviço pré-hospitalar móvel. Revista Baiana de Enfermagem. [Internet]. 2015; 29(2):135-145.