Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4824505


4824505

CUIDANDO AS DIMENSÕES TRANSPESSOAIS DA FAMÍLIA NO HOSPITAL – UM RELATO DE POSSIBILIDADES

Autores:
Sabrina Oliveira Reis|sabrynna_7@hotmail.com|graduanda de Enfermagem Ufba-ims/cat, Associada Temporária da Aben|graduanda de Enfermagem Ufba-ims/cat|graduanda de Enfermagem Ufba-ims/cat|universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar Em Saúde, C

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: Para o tratamento do câncer existem diferentes intervenções terapêuticas, sendo a quimioterapia(QT) uma forma de tratamento sistêmico. Esta pode ser realizada em ambulatório. Um dos efeitos da QT é a fadiga, sendo um sintoma resultante do tratamento que interfere em diversos aspectos na vida do paciente¹.** OBJETIVO: **Descrever a importância da vivência de uma acadêmica de enfermagem em um ambulatório de quimioterapia no manejo da fadiga dos pacientes. **METODOLOGIA:**Trata-se de um relato de experiência acerca da vivência de uma acadêmica de enfermagem, no manejo da fadiga de pacientes oncológicos atendidos em um ambulatório de quimioterapia. Foi avaliada fadiga por meio de instrumento multidimensional e realizadas abordagens para manejo desse sintoma, por meio de folder educativo validado por juízes, na qual aplicava intervenções para alívio desta, como técnicas de conservação de energia, higiene do sono e realização de exercícios físicos.** RESULTADOS: **Os pacientes demonstravam interesse em relação às intervenções utilizadas no material educativo e acreditavam que as ações orientadas aliviavam os sintomas. Os pacientes relataram que o apoio na religião e família são fatores essenciais para a continuidade do tratamento. **CONCLUSÃO: **A interação estudante e paciente foi importante para a experiência prática do acadêmico de enfermagem na graduação. Essa relação desenvolvida com o cliente foi necessária para incentivá-lo no autocuidado e capacitar o estudante como futuro profissional da saúde. **CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM:**Incentivar o autocuidado do paciente em tratamento quimioterápico e fortalecer a aprendizagem do aluno de enfermagem na promoção da saúde.


Referências:
Gupta D, Lis CG, Grutsch JF. The relationship between cancer-related fatigue and patient satisfaction with quality of life in cancer. J Pain Symptom Manage 2007;34(1):40-7.[cited 2018 Set 09]. Available from: https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.20.