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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4815972


4815972

CAPACITAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA COM O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores:
Nayana Santos Arêa Soares|nayanandrey@gmail.com|estudante|mestranda Em Enfermagem|enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Piauí|universidade Federal do Piauí ; Hellany Karolliny Pinho Ribeiro|hellanyribeiro@hotmail.com|estudante|graduanda Em Enfermagem|estudante|universidade Federal do Piauí ; Ítalo Arão Pereira Ribeiro|italoaarao@hotmail.com|estudante|mestrando Em Enfermagem|tutor Ead Especialização Gestão Em Saúde (cead/ufpi)|universidade Federal do Piauí ; Carliane da Conceição Machado Sousa|carliane121314@hotmail.com|estudante|graduanda Em Enfermagem|estudante|universidade Federal do Piauí

Resumo:
INTRODUÇÃO: São muitas as inquietações com as quais nos deparamos, quando pensamos na avaliação no contexto das recomendações legais, ficando evidente a necessidade de mudanças, no sentido de adoção de concepção de uma formação, onde, a reflexão e a criticidade, sejam a base do perfil do egresso. Tal processo está na nossa compreensão intimamente relacionado com uma prática avaliativa emancipatória, igualmente reflexiva e inovadora, que desafie as formas cristalizadas e tradicionais de ensino e aprendizagem. OBJETIVO: analisar o uso do portfólio como ferramenta de avaliação no módulo de saúde coletiva em um cursos de  Graduação em Enfermagem  METODOLOGIA: Trata-se de um Estudo de Caso, recorte da Tese de doutorado,  com abordagem quantitativa, do tipo descritiva, com 66 egressos e 74 discentes e a aplicação de um questionário baseado em Escala do tipo LIKERT, com quatro categorias. RESULTADOS: evidenciaram que a maioria dos egressos e discentes concordou ou concordou totalmente que conseguiram estabelecer relações significativas com a prática a partir do portfólio, dialogando, portanto, com a avaliação formativa. CONCLUSÃO: A análise pelos discentes evidenciou uma unanimidade quanto à aquisição de competências, principalmente no segmento egresso, possibilitando uma formação socialmente comprometida com a realidade e capaz de transformá-la a partir de reflexões do cotidiano da formação. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Espera-se, portanto, que esta pesquisa permita a ampliação do conhecimento avaliativo no curso, culminando com o fortalecimento do perfil do egresso e a melhoria dos processos avaliativos.


Referências:
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