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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4770067


4770067

Um olhar sobre a aplicação do Processo de Enfermagem em um hospital referência de Goiânia

Autores:
Debora de Oliveira Sales|deborahsalles2014@gmail.com|estudante|estudante|estudante|pontifícia Universidade Católica de Goiás ; Bianca Rosa de Sousa|biancarosousa@gmail.com|estudante|estudante|estudante|pontifícia Universidade Católica de Goiás ; Layza Antonia Firmiano Clemente|layzzaantonia@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|pontifícia Universidade Católica de Goiás ; Nathália da Silva Ferreira|natthaliasferreira@gmail.com|estudante|estudante|estudante|pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: As feridas são caracterizadas pela descontinuidade da pele e os enfermeiros devem possuir conhecimento específico sobre como avalia-las e trata-las, uma vez que a assistência ao portador de lesão de pele é um processo complexo e dinâmico concretizando-se tanto em ambiente hospitalar quanto em serviços de atenção básica. Para que a assistência seja fundamentada em princípios técnico e científicos, faz-se necessário o conhecimento da anatomia e fisiologia da pele, do processo cicatricial, da indicação e uso correto das coberturas. **OBJETIVO: **Identificar o conhecimento teórico em avaliação e tratamento de feridas, de enfermeiros da estratégia de saúde da família, antes e imediatamente após o treinamento teórico-prático. **METODOLOGIA: **Estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado por meio da aplicação de questionário estruturado com conteúdo sobre avaliação e tratamento de feridas antes e após explanação de aula teórico-prática para enfermeiros da estratégia da saúde da família de um município do noroeste paulista. Os dados serão apresentados por meio de estatística descritiva e inferencial. Parecer do CEP: 2.599.089.** RESULTADOS: **Participaram da pesquisa 24 enfermeiras, com média de idade de 31 anos. Destas 37,5% são formadas entre 4 a 7 anos e 16,6% nunca haviam participaram de capacitações para tratamento de feridas. Foi observado um aumento de 16,6 de acertos entre o pré-teste e pós-teste, porem questões sobre função da pele, indicação e periodicidade de troca de coberturas e aplicação da bota de ulna, destacam-se entre as que apresentaram maior percentil de erros. **CONCLUSÃO:** A estratégia de educação permanente em serviço demostrou ser uma ferramenta eficaz no processo ensino-aprendizagem para avaliação e tratamento de feridas. **Implicações para a Enfermagem:** garantir assistência com segurança ao portador de feridas embasada em evidencias clinicas que norteiam a pratica profissional.


Referências:
1- 1- Hoelz, CMR. Avaliação do conhecimento de enfermeiros da rede de atenção à saúde no município de Bauru (SP) sobre cuidado aos pacientes com feridas: um estudo transversal [Dissertação]. Botucatu: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2015. 2- Faria, GBG, et al. Conhecimento e prática dos enfermeiros sobre o cuidado com feridas. Rev Enf UFPE. 2016; 10(12):4532-38. 3- Wounds, O. Conhecimento de enfermeiros da estratégia saúde da família sobre avaliação e tratamento de feridas oncológicas. Rev Bras Canc. 2014; 60(2):119-27.