Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4685030


4685030

AÇÕES DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DE SAÚDE OCULAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
Ana Paula Correia Marques|anapaula.correya@gmail.com|estudante|graduanda|estudante|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ; Caroline Matos Soares da Silva||enfermeira|estudante de Pós Graduação|estudante|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ; Vanessa Vieira Hornink||enfermeira|estudante de Pós Graduação|estudante|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ; Geraldo Mota de Carvalho||docente|doutor|docente|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ; Selma Cerqueira Rocha de Souza||enfermeira|especialista|especialista|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Resumo:
**_CONSTRUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA PUÉRPERAS_** _A mulher vivenciando o período pós-parto, necessita adaptar-se física e emocionalmente às alterações do período, cabendo ao enfermeiro compreender estas adaptações e realizar a avaliação com eficiência, para a tomada de decisões(1). Assim, a educação em saúde pode ser um instrumento importante no processo ensino-aprendizado, promovendo autonomia materna no cuidado consigo e com o bebê. Neste contexto, o__ jogo, em seu aspecto lúdico pedagógico na educação em saúde estimula o indivíduo a desenvolver sua capacidade de raciocínio, reflexão, análise, compreensão, levantar hipóteses, testá-las e avaliá-las com autonomia e cooperação(2).__Trata-se de pesquisa quantitativa que objetivou** c**onstruir e avaliar o jogo educativo sobre pós-parto e aleitamento materno para as puérperas atendidas pelo projeto Consulta de Enfermagem no Pré-Natal e Pós-Parto. Estudo descritivo e de abordagem Quantitativa e Social, no formato de jogo da memória aplicado a 10 puérperas, 12 acadêmicos de Enfermagem e 8 especialistas, com a coleta de dados sendo realizada por meio de questionários adaptados nos critérios do modelo de Pasquali(3) e avaliados pela escala de Likert. A partir dos resultados, evidenciou que em todos os grupos avaliados, alcançaram a média alvo de 50% de acertos, concordando totalmente com as afirmações conforme os critérios, referente respectivamente aos grupos dos acadêmicos, puérperas e especialistas. Conclui-se o jogo educativo da memória, atendeu os objetivos, promovendo um ambiente facilitador de aprendizado para o enfermeiro atuar no período puerperal. _ **_Descritores_**_: Período pós-parto; Enfermagem; Aprendizagem; Educação em saúde._ _1. Catafesta, F et al. **A amamentação na transição puerperal**. __Esc Anna Nery Rev Enferm 2013 jul-set; 13 (3): 609-16._ _2.__Moreira, APA et al. _**_Jogo educativo de administração de medicamentos: um estudo de validação. _**_Rev Bras Enferm. 2014 jul-ago;67(4):528-34._ _3.Pasquali, L. **Psicometria: teoria e aplicações**. Brasilia (DF): UnB; _1997.


Referências:
1. Catafesta, F et al. A amamentação na transição puerperal. Esc Anna Nery Rev Enferm 2013 jul-set; 13 (3): 609-16. 2.Moreira, APA et al. Jogo educativo de administração de medicamentos: um estudo de validação. Rev Bras Enferm. 2014 jul-ago;67(4):528-34. 3.Pasquali, L. Psicometria: teoria e aplicações. Brasilia (DF): UnB; 1997.