Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4662868


4662868

A FUNÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Maria Iris Moura de Matos|irismatos178@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Lourdes Rodrigues Silva|lour_des.rs@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Cliviane Farias Cordeiro|cordeirovivi98@gmail.com|estudante de Enfermgem|graduanda|estudante de Enfermgem|instituto de Saúde E Biotecnolgia - Isb/ufam ; Andreina Maciel de Sena dos Santos|andreinamaciel2000@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Brenner Kássio Ferreira de Oliveira|brennerkassio@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Maxwell Arouca da Silva|maxwell_arouka@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|instituto de Saúde de Biotecnologia - Isb/ufam

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: A simulação realística é uma ferramenta de ensino-aprendizagem que tem como metodologia principal o treinamento por meio de cenários clínicos baseados em fatos. Ao implementá-la, tem-se o propósito de aproximar ao máximo a realidade de um atendimento, desenvolvendo  habilidades e competências necessárias no cuidar, contribuindo para a contemporaneidade do ensino e, por conseguinte, do cuidado1. **OBJETIVO:** relatar as experiências positivas da simulação realística na disciplina de primeiros socorros na graduação em Enfermagem. **METODOLOGIA: **Estudo do tipo observacional, desenvolvido na disciplina de primeiros socorros, 7º semestre, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, no mês de maio de 2018. Foi conduzido por acadêmicos de Enfermagem participantes de um Núcleo de Estudos sobre Urgência e Emergência Pré-hospitalar (NUEMPH), na aula sobre atendimento ao paciente vítima de trauma. Como recursos metodológicos, foram empregados maquiagem cênica para simular sangue, lesões contusas e perfurantes, evisceração, sinais sugestivos de TCE e fratura exposta. O ambiente simulado foi o de uma vítima deitada ao solo, desorientada, com fraturas, lesões e eviscerações, cujo atendimento deveria ser prestado seguindo o protocolo de “Atendimento no Trauma” do SAMU. O ambiente estressor foi simulado com figurantes que tumultuavam a situação. **RESULTADOS**: O uso da simulação realística como ferramenta educativa proporcionou avaliar os acadêmicos quanto aos aspectos éticos e bioéticos do profissional enfermeiro. Foram avaliados a postura diante do atendimento sob estresse emocional e o emprego de técnicas importantes no atendimento pré-hospitalar à vítima traumatizada, obtendo resultado satisfatório. Entretanto, a má gerência do tempo dispensado no local de atendimento serviu como feedback para as próximas atuações. **CONCLUSÃO:** Percebeu-se que o uso de simulação realística constitui uma ferramenta na qual é possível avaliar a desenvoltura de cada participante, oferecendo a oportunidade de melhoria ao longo da formação, bem como sugerir novos treinamentos para atingir todos os objetivos propostos.


Referências:
Santos CF. Simulação realística como estratégia inovada para a relação ensino-aprendizagem no ensino superior. Salvador. Dissertação [Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação] - Universidade do Estado da Bahia; 2017.