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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4610918


4610918

IDENTIFICAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS OCORRIDOS EM ASSIS/ SP.

Autores:
Caroline Lourenço de Almeida Pincerati|caroline_lat@hotmail.com|enfermeira|mestre|docente Universitária|fundação Educacional do Município de Assis ; Ester Alves Figueiredo|esteralves500@gmail.com|aluna de Enfermagem|estudante|estudante|fundação Educacional do Município de Assis ; Kethelin Talita Persiliano Aragão|kethelin_talita@hotmail.com|enfermeira|estudante Pós Graduação Latu Sensu|enfermeiro|fundação Educacional do Município de Assis ; Eleine Aparecida Penha Martins|eleinemartins@gmail.com|enfermeira|doutora|docente |universitária|universidade de Londrina ; Ana Candida Martins Grossi Moreira|anacandidagrossi@uenp.edu.br|enfermeira|mestre|docente |universitária|uenp ; Gabriel Pincerati de Carvalho|bi_pincerati@hotmail.com.br|enfermeiro|especialista|enfermeiro Intensivista|hospital Maternidade de Assis

Resumo:
Dentre as inúmeras atividades do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família, destacam-se as ações de educação em saúde. Essas ações precisam ser planejadas de acordo com as características e contexto daquela comunidade e assunto, tendo como exemplo, os dilemas que envolvem o aleitamento materno. Objetivou- se relatar a experiência da realização de rodas de conversa com as mães e sogras das gestantes sobre aleitamento materno e sua importância para o desenvolvimento da criança. Trata-se de um relato de experiência, oriundo das atividades educativas realizadas pela enfermeira de uma unidade de saúde do município de Crato- CE, no período de janeiro de 2014 a abril de 2017. Durante consultas, as gestantes eram convidadas a trazer suas genitoras e sogras. As atividades aconteciam em uma sala específica da unidade, onde as cadeiras eram organizadas em círculo para uma melhor interação. Inicialmente, a enfermeira realizava uma dinâmica de apresentação e, em seguida, uma troca de saberes em roda de conversa. Durante essa troca, as avós eram instigadas a compartilhar o conhecimento prévio e julgarem se seriam mitos ou verdades. Durante o período, houve um aumento do aleitamento materno exclusivo na faixa etária de 0 a 6 meses, passando de 62% para 83%. Esse projeto oportunizou resignificar o papel da avó no apoio à nutriz no momento e durante todo processo de amamentação, mostrando assim, a necessidade de envolver essas personagens no processo educativo do aleitamento materno. Este modo de trabalhar o aleitamento materno serve como evidência para outros enfermeiros que desejam aumentar o indicador de aleitamento materno exclusivo na unidade que trabalham.


Referências:
Barbosa LN, Santos NC, Moraes MAM, Rizzardi SD, Corrêa EC. Prevalência de práticas educativas acerca do aleitamento materno exclusivo (AME) em Cuiabá – MT. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. 2015; 19(1): 153-147.