Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4530109


4530109

O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) E A FORMAÇÃO CRÍTICA DO ENFERMEIRO: relato de experiência

Autores:
Linda Concita Nunes Araujo|lindaconcita@hotmail.com|enfermeiro|pós-graduação Em Urgência, Emergência E Uti. Pós-graduação Em Docência do Ensino Superior. Mestrando Em Enfermagem Pela Universidade Federal de Alagoas|professor|universidade Federal de Alagoa

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Os serviços de emergência são destinados para àqueles que necessitem de assistência em decorrência de agravos clínicos ou traumas¹. No Atendimento Pré-Hospitalar móvel (APHM) a assistência de enfermagem configura peça-chave, uma vez que o enfermeiro lida diretamente com a tomada de decisão e supervisão dos cuidados². **OBJETIVO: **Descrever o panorama de publicações sobre os principais enfrentamentos do Enfermeiro na assistência pré-hospitalar. **MÉTODO: **Revisão narrativa através da busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados: MEDLINE, BDENF, LILACS. Artigos em português, no período de 2013 a 2017, tendo como descritores: Processo de Enfermagem e Serviço Hospitalar de Emergência. Excluíram-se artigos incompletos e indisponíveis em meio eletrônico e fora do período de estudo. **RESULTADOS: **Estudos mostraram que há predominância entre mulheres na equipe de APHM, corroborando que a enfermagem ainda é uma profissão predominantemente feminina. Os desafios mais pontuados nos artigos são: A ausência da educação continuada entre os profissionais enfermeiros para supervisionar e delegar o atendimento pré-hospitalar, profissionais não qualificados efetuando atribuições privativas do enfermeiro e a dificuldade na comunicação entre as categorias profissionais que vem afetando no atendimento resolutivo ao paciente. **CONCLUSÃO E CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Os principais enfrentamentos do Enfermeiro são: a falta de educação continuada nesse pré-atendimento, assim como falta de supervisão e profissionais não qualificados para essa atribuição. É imprescindível maior comunicação entre a equipe e elaboração de estratégias para capacitação dos profissionais tendo como foco a melhora na assistência ao paciente, e assim como a fiscalização do cuidado prestado.


Referências:
1. Godoi VCG, Ganassin GS, Inoue KC, Gil NLM. Acolhimento com classificação de risco: caracterização da demanda em unidade de pronto atendimento. Cogitare Enferm. 2016; 21(3): 01-08. 2. Bernardes A, Maziero VG, Hetti LBE, Baldin MCS, Gabriel CS. Supervisão do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel. Rev. Eletr. Enf. 2014; 16(3):635-43.