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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4521585


4521585

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR MESTRANDOS SOBRE A LITERATURA DE CORDEL COMO TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA DIABETES MELLITUS

Autores:
Eliana Campelo Lago|eliana@uninovafapi.edu.br|enfermeira|doutorado|coordenador de Mestrado Saude da Familia|uninovafapi ; Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida|camila@uninovafapi.edu.br|enfermeira|doutorado|docente|uninovafapi ; Jardel Nascimento da Cruz|jardelnascimentoenfermagem14@gmail.com|enfermeiro|graduação|enfermeiro|uninovafapi ; Luana Kelle Batista Moura|luanamoura@uninovafapi.edu.br|odontologa|doutorado|docente|uninovafapi ; Carmen Viana Ramos|cvramos@uninovafapi.edu.br|nutricionista|doutorado|docente|uninovafapi ; Maria do Carmo de Carvalho E Martins|mcmartins@uninovafapi.edu.br|nutricionista|doutorado|docente|uninovafapi

Resumo:
Considerando a importância de inserir a enfermagem em debates sobre as mudanças da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB)1, o Conselho Regional de Enfermagem de SP organizou as rodas de conversas2 descentralizadas nas subseções. As rodas de conversas são estratégias metodológicas de participação ativa dos trabalhadores e tiveram como objetivo desenvolver atividades que permitiram um debate e reflexão participativos sobre temas trazidos. Foram organizadas rodas de conversas nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Santos, Santo André e Botucatu com expressiva participação da enfermagem local e das cidades vizinhas, além de gestores e trabalhadores e Universidade. As rodas de conversas tiveram como objetivos valorizar palestrantes locais e sistematizar temas emergentes com a enfermagem. Em cada cidade foram organizadas diferentes mesas de debates com convidados locais e temas regionais, sendo o debate da PNAB um tema fixo. Alguns dos convidados foram também coordenadores das rodas de conversas do período da tarde. Nas rodas de conversas, foram eleitos um ou mais relatores responsáveis por sistematizar os debates e apresentar na Plenária Final. Os temas foram sistematizados em planilha a partir das categorias: potência, fragilidades, desafios e encaminhamentos. Durante a plenária final foram feitas sínteses sobre os temas a partir de um olhar ampliado sobre problemas. A avaliação dos participantes foi de que a estratégia de rodas de conversa propiciou um olhar ampliado sobre os problemas. As rodas de conversas trouxeram a potência da metodologia ativa que é permitir a fala e com isto fazer o chamamento para uma enfermagem que protagonize a defesa do SUS e o direito a saúde como direito de cidadania.


Referências:
1 Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436 de 21 de set de 2017. Política Nacional de Atenção Básica Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2017. 2 Melo, MCH de; Cruz, G de C. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio in Imagens da Educação. 2014; 2 (4): 31-9.