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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4519419


4519419

Trabalho e estigma do diagnóstico de câncer à luz das representações sociais

Autores:
Ana Paula Rocha Ildefonso|paulari_@hotmail.com|enfermeiro|mestrando|enfermeiro|universidade Estadual do Rio de Janeiro ; Elaine Cristina Lopes Rocha|nanerjhse@gmail.com|enfermeiro|mestrando|enfermeiro|universidade Estadual do Rio de Janeiro ; Antonio Marcos Tosoli Gomes³|mtosoli@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Titular da Facenf-uerj|universidade Estadual do Rio de Janeiro ; Octavio Muniz da Costa Vargens|omcvargens@uol.com.br|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Titular da Facenf-uerj|universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumo:
**Introdução: **As boas práticas em saúde e segurança do trabalho está relacionada com a promoção de ambiente saudável, que busque minimizar situações de riscos e corrigindo locais nocivos à saúde dos colaboradores. Assim, observa-se a necessidade de identificação dos riscos e estudar formas de prevenção desde a academia.** Objetivos: **Estudar a percepção dos acadêmicos de enfermagem quanto à identificação e prevenção de riscos através do conhecimento do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). **Metodologia: **Estudo qualitativo com 14 acadêmicos do segundo ano do curso de enfermagem. O relato foi baseado no arco de Maguerez. Inicialmente houve uma roda de conversa que abordava questões cuja o participante respondia com “SIM” ou “NÃO”, de acordo com seus conhecimentos prévios. Depois houve uma dinâmica onde os participantes deveriam indicar a qual dos 5 riscos, determinado EPI protegia. **Resultados: **50% dos alunos consideravam o EPI como primeiro recurso a ser oferecido pela empresa, como forma de prevenção dos riscos**; **64,3% afirmaram não ter conhecimento sobre as boas práticas em saúde; 100% demonstraram conhecer que “todas as profissões possuem riscos ocupacionais”; 78,6 % afirmaram existir EPI’s específicos para cada risco. Logo, tornou-se evidente que nem todos tinham total domínio sobre os agentes de cada risco.**  Conclusões: **Diante da importância dos riscos e de seus agentes como causadores de acidentes dentro dos ambientes laborais e da instituição de ensino, a ocorrências de acidentes se tornou algo frequente que é importante levar até a classe acadêmica conhecimentos de identificação e prevenção de riscos. **Contribuições para a enfermagem: **Esse estudo teve contribuição significativa na construção da aprendizagem dos acadêmicos e futuros profissionais da saúde, pois demonstrou a importância de adquirir e transmitir conhecimento de prevenção e segurança durantes realizações de atividades de riscos, para que culmine em hábitos coletivos e se dissemine em amplitude coletiva.


Referências:
AZEVEDO Filipa Isabel Oliveira. Profissões de Risco: Enfermagem, uma Profissão Exposta a Diversos Fatores de Risco. Coimbra, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, p. 4. Dez de 2007. BAHIA. Secretaria da Saúde; Universidade Federal da Bahia. Instituto de Ciências da Saúde. Manual de biossegurança para as áreas das ciências da saúde e biológicas. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2018. BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Saúde e Segurança do Trabalhador. Brasília: Ministério da Fazenda, 2016. Disponível em: . Aceso em: 10 mai. 2018. BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 63 - Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2011. Disponível em: < http://portal.anvisa.gov.br/documents/33880/2568070/rdc0063_25_11_2011.pdf/94c2 5b42-4a66-4162-ae9b-bf2b71337664>. Acesso em: 17 mai. 2018. NR, Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. NR-6 - Equipamento de Proteção Individual. 2009.