Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4475604


4475604

Prevenção de lesões por pressão em pacientes críticos: revisão integrativa

Autores:
Juliane Nascimento Ribas Miranda|juliane.nribas@gmail.com|enfermeira|especialista Em Urgência E Emergência|enfermeira|fundação Estatal de Atenção Especializada Em Saúde de Curitiba - Feaes

Resumo:
INTRODUÇÃO: Os familiares são a principal fonte do cuidado às pessoas com sofrimento mental, sendo necessária uma escuta qualificada a eles, sendo importante no tratamento1. OBJETIVO: Identificar quais as evidencias na literatura sobre boas práticas em enfermagem aplicadas aos familiares de pessoas portadoras de sofrimento mental. METODOLOGIA: A pesquisa reuniu 211 artigos nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo Brasil, Bireme e Lilacs no período de 2013 a 2018. Os descritores utilizados foram: família, saúde mental, enfermagem. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, e analise temática, a amostra final foi de 07 artigos. A análise dos dados foi realizada através de conteúdo. RESULTADOS:O enfermeiro deve ajudar as famílias na intervenção e na gestão de vidas cotidianas e dos pacientes, a fim de facilitar a convivência, entender a realidade da família, e contribuindo na redução dos fatores estressantes, melhorando a qualidade de vida de ambas as partes. CONCLUSÕES: As boas práticas de enfermagem aos familiares de pessoas com sofrimento mental mostram-se ainda frágeis nos serviços de saúde, assim percebe-se que as famílias estão carentes de cuidados, orientações e suporte para que possa elaborar melhor seus sentimentos e reorganizar seus papéis diante da realidade de conviver com pessoas com sofrimento mental. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A pesquisa beneficia a enfermagem ao possibilitar a reflexão sobre a importância do processo de cuidar pela enfermagem aos familiares de pessoas em sofrimento mental.


Referências:
Hansen NF; Vedana KGG; Miasso AI et al. A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia: uma revisão integrativa de literatura. Revista Eletrônica de Enfermagem. São Paulo, 2014. Rev. Esc. Enfermagem USP; São Paulo, 2014.