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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4461214


4461214

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO MANEJO DAS INFECÇÕES URINÁRIAS EM GESTANTES

Autores:
Suellen Fincatto|sufincatto@hotmail.com|enfermeiro|especialista Em Enfermagem do Trabalho E Gestão Em Saúde. Discente do Mestrado Profissional Em Enfermagem Udesc|enfermeira|universidade do Estado de Santa Catarina Udesc

Resumo:
Estudo exploratório descritivo, objetivando identificar as motivações dos estudantes para ingressarem no Curso Técnico em Enfermagem em uma Instituição da Rede Federal de Educação Profissional e suas expectativas após concluírem. Aplicou-se 38 questionários com estudantes do 1° período e 24 do 5° período, buscando estabelecer relação entre as motivações dos recém-ingressantes com as expectativas dos concluintes. Entre os ingressantes, verificaram-se motivações como: identidade com a área, a qualidade do ensino da Escola, a busca de uma carreira, empregabilidade e estabilidade financeira. Alguns citaram motivações altruístas, como: aplicar as práticas no cotidiano da família e seguir exemplos de familiares. Nos concluintes, as motivações variaram entre: ter a Escola como referência, gratuidade do ensino, “paixão” pela área da saúde, oportunidade de trabalho, ter uma profissão e aprovação em concurso público. Quanto às expectativas, embora em momentos distintos do curso, em ambos os grupos verificou-se coerência nas expectativas ao ingressarem no curso, quando destacaram, a necessidade de ingressar no mercado de trabalho e aprovação em concurso público, visando estabilidade financeira. Contudo, faz-se importante destacar que pretendem continuar estudando na área e atuar na profissão com competência; os concluintes se mostraram comprometidos com o Código de Ética profissional, dando o melhor de si, fazendo diferença, sendo um bom profissional. A análise das motivações e expectativas que permeiam os educandos possibilita a necessidade de reflexão, docente e institucional, sobre a atual organização do curso e do currículo, as metodologias utilizadas e as melhorias necessárias, como forma de assegurar uma educação profissional integral com competências técnicas, políticas, éticas e humanas.


Referências:
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 14 ed. rev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.