4461214 | ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO MANEJO DAS INFECÇÕES URINÁRIAS EM GESTANTES | Autores: Suellen Fincatto|sufincatto@hotmail.com|enfermeiro|especialista Em Enfermagem do Trabalho E Gestão Em Saúde. Discente do Mestrado Profissional Em Enfermagem Udesc|enfermeira|universidade do Estado de Santa Catarina Udesc |
Resumo: Estudo exploratório descritivo, objetivando identificar as motivações dos
estudantes para ingressarem no Curso Técnico em Enfermagem em uma Instituição
da Rede Federal de Educação Profissional e suas expectativas após concluírem.
Aplicou-se 38 questionários com estudantes do 1° período e 24 do 5° período,
buscando estabelecer relação entre as motivações dos recém-ingressantes com as
expectativas dos concluintes. Entre os ingressantes, verificaram-se motivações
como: identidade com a área, a qualidade do ensino da Escola, a busca de uma
carreira, empregabilidade e estabilidade financeira. Alguns citaram motivações
altruístas, como: aplicar as práticas no cotidiano da família e seguir
exemplos de familiares. Nos concluintes, as motivações variaram entre: ter a
Escola como referência, gratuidade do ensino, “paixão” pela área da saúde,
oportunidade de trabalho, ter uma profissão e aprovação em concurso público.
Quanto às expectativas, embora em momentos distintos do curso, em ambos os
grupos verificou-se coerência nas expectativas ao ingressarem no curso, quando
destacaram, a necessidade de ingressar no mercado de trabalho e aprovação em
concurso público, visando estabilidade financeira. Contudo, faz-se importante
destacar que pretendem continuar estudando na área e atuar na profissão com
competência; os concluintes se mostraram comprometidos com o Código de Ética
profissional, dando o melhor de si, fazendo diferença, sendo um bom
profissional. A análise das motivações e expectativas que permeiam os
educandos possibilita a necessidade de reflexão, docente e institucional,
sobre a atual organização do curso e do currículo, as metodologias utilizadas
e as melhorias necessárias, como forma de assegurar uma educação profissional
integral com competências técnicas, políticas, éticas e humanas.
Referências: FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 14 ed. rev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a. |