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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4415932


4415932

Percepção do Acadêmico de Enfermagem na Participação de um Projeto de Extensão

Autores:
Heloisa Gomes de Farias|helogfarias@outlook.com|estudante de Enfermagem|graduação|estudante|universidade Estadual de Maringá ; Beatris Moraes Benfica|beatrismoraesbenfica66596@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduação|estudante|faculdade Santa Maria da Glória ; Francieli Silva de Oliveira Trombelli|fran_trombelli@hotmail.com|mestranda Em Enfermagem|pós Graduação|mestranda|universidade Estadual de Maringá ; Julia Rosa Matias Ciccheto|julhamatias@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduação|estudante|universidade Estadual de Maringá ; Larissa Silva Bergantini|larissasbergantini@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduação|estudante|universidade Estadual de Maringá

Resumo:
INTRODUÇÃO: A realização de cuidados a criança soropositiva requer uma rotina de atenção e cuidados com o corpo e com a mente, sendo assim, as cuidadoras de crianças soropositivas devem ter a compreensão/conhecimento sobre a doença, de forma a amenizar os impactos negativos que a criança enfrenta por conta da condição sorológica, sendo a infância a fase na qual se inicia o desenvolvimento biopsicossocial desse menor. OBJETIVOS**:** Relatar a experiência da acadêmica no manejo de dados para pesquisa de iniciação científica, através da análise de resultados obtidos sobre as dificuldades enfrentadas pelas cuidadoras durante a realização da assistência. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre estudo de pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, descritiva exploratória, realizada na Associação de Apoio à Criança com HIV (AACH) localizada em Manaus. Os dados foram coletados através da utilização de uma entrevista semi-estruturada com nove cuidadoras da instituição e foram analisados conforme a técnica de análise qualitativa de dados de Minayo. RESULTADOS**:** As dificuldades das cuidadoras são conversar sobre o HIV com a criança, assear a criança, e a falta de uma ferramenta de auxilio como suporte para essas, observou-se que essas dificuldades estão diretamente relacionadas com o pouco conhecimento que estas têm em relação ao HIV. CONCLUSÃO: na literatura a temática HIV na infância é bastante abordada, mostrando as dificuldades das crianças, no entanto, ao se tratar do cuidador, fala-se apenas que esse precisa de apoio, mas na literatura não se encontram tecnologias ou ferramentas voltadas para esses e suas necessidades/dificuldades frente ao HIV. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Tendo em vista a importância do cuidador para o desenvolvimento e crescimento da criança, é necessário que o enfermeiro trabalhe ainda mais com esse público, de maneira a criar tecnologias educativas para trabalhar suas dificuldades frente a assistência a ser prestadas para essas crianças.


Referências:
Motta MGC, Cammarano RA, Batista PPM, Becker IH, Ritter RNR, Padoin SMM. CUIDADO FAMILIAL NO MUNDO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE QUE VIVEM COM HIV/AIDS. Cienc. enferm. 2014; 20(3): 69-79. Pacheco BP, Gomes GC, Xavier DM, Nobre CMG, Aquino DR. Difficulties and facilities of the family to care for children with HIV/Aids. Esc. Anna Nery. 2016, June; 20(2): 378-383. Fernandes MVC, Teixeira E, Esteves AVF, Rocha EP. O contexto do cuidado a criança soropositiva e implicações educacionais. Scientia Amazonia. 2017 Abr; v. 6, n. 3.