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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4405035


4405035

A CRIANÇA HOSPITALIZADA E OS ENFERMEIROS DA ALEGRIA: a percepção dos acadêmicos

Autores:
Albimara Hey|albimara.hey@ifpr.edu.br|enfermeiro|mestre|docente|instituto Federal do Paraná - Campus Palmas ; Graciela Cabreira Gehlen|graciela.gehlen@ifpr.edu.br|enfermeiro|doutor|docente|instituto Federal do Paraná - Campus Palmas ; Aline Cardoso|alineeguga@gmail.com|enfermeiro|graduação|enfermeiro|secretaria Municipal de Saúde de Palmas-pr

Resumo:
Introdução: A vivência descrita neste relato surgiu a partir das atividades desenvolvidas durante a disciplina de estágio de enfermagem. Descrevemos a prática de educação em saúde realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) situado na área de abrangência da UMS. Como parte inicial do estágio, buscamos estabelecer um diagnóstico de problemas da unidade para possíveis intervenções. Foi avaliado a necessidade da retomada do projeto de educação e promoção em saúde na escola, para isso, planejamos atividades de dança (consciência corporal e melhora do convívio social), e atividades de educação em saúde: doenças comuns da infância (parasitoses), alimentação equilibrada, relacionamento interpessoal e bullying; baseadas no guia de sugestão de atividades do Ministério da Saúde.¹ Objetivos:  Relatar a experiência de desenvolvimento de atividades de educação em saúde na escola visando a promoção da saúde. Retomar as atividades de educação em saúde nas escolas; Realizar o planejamento e execução de oficinas visando a promoção de saúde e conscientização da população alvo. Método: Trata-se de um relato de experiência a partir das atividades desenvolvidas como parte da disciplina de Estágio Supervisionado em Atenção Primária à Saúde do currículo do 9º período do curso de Bacharelado em Enfermagem da UFPR, que foi desenvolvido em uma Unidade Mista de Saúde (UMS) no Paraná. Resultados: Foram realizados quatro encontros com os quintos anos, um por semana, no período vespertino. Os assuntos trabalhados no primeiro encontro foram: conceito de saúde, lavagem de mãos e parasitoses. No segundo, pediculose e bullying. No terceiro, alimentação equilibrada e no quarto encontro realizamos uma atividade de fixação de conhecimento sobre os temas abordados e sugestão de temas para as próximas oficinas. Considerações Finais: Concluímos que atividades de promoção à saúde na escola são ferramentas relevantes no processo de ensino- aprendizagem, além da formação integral dos cidadãos desde a infância.


Referências:
1. Ministério da Saúde, Ministério da Educação (BR). Semana Saúde na Escola Guia de Sugestões de Atividades. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. [acesso em 21 set 2018] Disponível:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/semana_saude_escola_guia_sugestao_atividades.pdf 2. De Jesus MCP, Santos SMR, Merighi MAB, De Oliveira DM, Figueiredo MAG, Braga VA. Vivência do Estudante de Enfermagem em Atividades de Educação em Saúde. Cienc Cuid Saude. [internet] 2012; 11(3) [acesso em 21 set 2018]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v11i3.11516.