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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4383370


4383370

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA O LEIGO: Relato de experiência.

Autores:
Fábio Manoel Gomes da Silva|enfermeirofabiosilva@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Renan de Sousa Linard|renanlinard01@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Regiana Loureiro Medeiros|regiana70@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Milene Gouvêa Tyll|milene.tyll.gouvea@gmail.com|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Maicon de Araújo Nogueira|profmaiconnogueira@gmail.com|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Renata Glaucia Barros da Silva|enfermagem.alcindo@unama.br|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|docente de Enfermagem|universidade da Amazônia

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Ao necessitar de uma cirurgia, eletiva ou de urgência, o paciente, bem como seus familiares passam por situações de estresse. Sabe-se que, mesmo em intervenções pequenas, há medo e ansiedade por parte do paciente e das pessoas que o rodeiam, e muitas vezes, tais situações são interpretadas como ameaças à vida1. **OBJETIVO: **Relatar vivência acadêmica de enfermagem frente a prática de estágio supervisionado em uma unidade médico-cirúrgica. **MÉTODO:** relato de experiência acadêmica de uma prática de estágio, da disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus Santiago, Rio Grande do Sul. Esta vivência ocorreu em uma unidade médico-cirúrgica, no período de abril a maio de 2018. **RESULTADOS:** Para a acadêmica, a inserção na unidade, a principio, provocou sensação de receio e medo. Porém, o apoio e compreensão da professora supervisora, no sentindo de instigar a acadêmica a conquistar espaço e liderança frente a equipe de enfermagem, foi importante. Assim, foi possível praticar, acompanhar e refletir acerca de procedimentos técnicos que competem ao enfermeiro, a realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) com uso do Sistema de Classificação de Diagnóstico de Enfermagem (NANDA) e a reflexão acerca da segurança do paciente. **CONCLUSÃO:** Esta vivência possibilitou compreender a atuação do enfermeiro em uma unidade médico-cirúrgica. **CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM**: Contribuiu de forma direta à vida acadêmica e futuro profissional, possibilitando maior conhecimento da área a fim de prestar um cuidado eficiente e seguro.


Referências:
1. Jacob CS, Silva RM, Magnago TSBS,Prochnow A, Noal HC, BeuterM. Contribuições de Ações Extensionistas de Educação em Saúde no pós-operatório de cirurgias traumatológicas. R. Enferm. Cent. O. Min. 2013; 3(1):605-611. 2. Vasconcelos AC, Castro CGA, Silva DF, Sousa VJ. Frequência de diagnósticos de enfermagem em uma clínica cirúrgica. Rev Rene. 2015; 16(6):826-32.