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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4357997


4357997

PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO ADOTADAS POR PESSOAS COM HANSENÍASE PARA PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES

Autores:
Marcandra Nogueira de Almeida Santos|marcandraa@yahoo.com.br|enfermeira|doutoranda|estudante de Pós Graduação|universidade do Estado do Pará ; Kariny Veiga dos Santos|marcandraa@yahoo.com.br|enfermeira|mestranda|estudante de Pós Graduação|universidade do Estado do Pará ; Antonia Margareth Moita Sá|marcandraa@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|docente|universidade do Estado do Pará ; Maira Cibelle da Silva Peixoto|marcandraa@yahoo.com.br|enfermeira|mestranda|estudante de Pós Graduação|universidade do Estado do Pará ; Lúcia Aline Moura Reis|marcandraa@yahoo.com.br|enfermeira|mestranda|estudante de Pós Graduação|universidade do Estado do Pará ; Rodrigo Nascimento dos Santos|marcandraa@yahoo.com.br|enfermeiro|graduado|estudante de Pós Graduação|finama

Resumo:
**Introdução: **autoeficácia materna consiste na confiança que o indivíduo possui em si para realizar com êxito uma atividade. **Objetivo:** investigar a repercussão de cartilha educativa na promoção da autoeficácia materna e na ocorrência da diarreia infantil. **Método: **estudo quase-experimental realizado com grupo comparação (n=70) e intervenção (n=70), de mães de crianças menores de cinco anos de Redenção-Ceará. No momento inicial, realizou-se uma entrevista aplicando-se a Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil e um formulário sociodemográfico. Apenas no grupo intervenção, aplicou-se a cartilha educativa “Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho”1. Após dois meses, realizou-se a segunda coleta, aplicando-se novamente a escala e um formulário investigando a diarreia infantil. Valeu-se da estatística analítica através do programa _IBM-SPSS Statistics_ (versão 20). **Resultados: **os grupos eram homogêneos (p>0,05); o grupo intervenção atingiu uma mediana nos escores da escala de autoeficácia superior ao grupo comparação e após dois meses, a mediana aumentou no grupo intervenção (114 para 117) e reduziu no grupo comparação (113 para 112,5). A média de escores alcançados na escala aumentou em ambos os grupos, sendo, no grupo intervenção (110 para 114,1) superior ao grupo comparação (109,3 para 111,4); e a ocorrência de diarreia reduziu após dois meses no grupo intervenção.  **Conclusão: **a cartilha educativa demonstrou efetiva no aumento da autoeficácia materna e redução da ocorrência de diarreia.** Contribuições para a Enfermagem: **A cartilha educativa pode ser utilizada pelos enfermeiros como estratégia de educação em saúde para promover a autoeficácia materna e diminuir casos de diarreia infantil.


Referências:
1Sabino LMMD. Cartilha educativa para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil: elaboração e validação. [dissertação]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará-UFC; 2016.