Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4305747


4305747

ESTIGMA E A DISCRIMINAÇÃO EM RELAÇÃO A PESSOA VIVENDO COM HIV/AIDS: DESAFIOS PARA A ENFERMAGEM

Autores:
Hercilia Regina Amaral Montenegro|herciliaregina@gmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Eean/ufrj|docente do Curso de Graduação Em Enfermagem do Centro Universitário ; Antonio José de Almeida Filho|ajafilhos@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (eean/ Ufrj). Pesquisador do Núcleo

Resumo:
**Introdução: **A mortalidade materna e infantil é um problema social que está diretamente ligada a qualidade da assistência. No Brasil existe uma carência de ferramentas de enfermagem que tenham passado pela testes psicométricos, sendo imprescindível que a saúde avance nesta área. **Objetivo:** Adaptar e validar instrumento de avaliação de competência do enfermeiro na atenção do pré-natal de risco habitual. **Metodologia:** submetido à validação aparente e de conteúdo por seis Experts, sendo a concordância entre os avaliadores avaliada pelo índice de Kappa. Após a adaptação do questionário, foi aplicado em 52 enfermeiros da Atenção Primária em Saúde (APS) de Curitiba, utilizado o valor de Kaiser-Meyer-Olkin, e a análise fatorial exploratória para avaliar estes dados. Aderiram ao reteste 17 enfermeiros, foi analisado pelo Coeficiente de Correlação de Concordância (CCC) e pela Análise de Correlação de Spearman. A coleta dos dados foi realizada janeiro a março de 2018**. Resultado e Discussões:** O processamento estatístico realizado pelos programas MedCalc® e XLStat, observou-se na amostra sexo feminino (97,1%), casados (65,7%), idade média 45,2, 18,11 anos de formação e 11,3 anos de assistência ao pré-natal. A avaliação aparente dos Experts apresentou índice Kappa 0,835, indicando boa concordância das questões. Índice de replicabilidade realizado pelo CCC para as questões, apresentou um valor maior de precisão (> 0,8) e um valor alto de acurácia (> 0,9).  A análise fatorial apresentou o grau de adequação das variáveis Kaiser-Meyer-Olkin de confiabilidade do questionário 0,925. Os critérios de Broken-Stickem para análise das cargas fatoriais, apontou para os pilares da educação, segundo relatório de Delors¹: saber fazer, saber conhecer, saber conviver e saber ser. **Considerações Finais: **Os resultados obtidos permitiram concluir que o instrumento é considerado válido e confiável para medir as competências do enfermeiro na atenção ao pré-natal de risco habitual.


Referências:
Delors Jacques, Al Mufli In´An, Amagi Isao, Carneiro Roberto, Chung Fay, Geremek Bronislaw, et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 7ed. Brasília; Unesco, 2010. Pasquali Luiz. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010.