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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4291812


4291812

ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM SOBRE PSICOTRÓPICOS UTILIZADOS NO CAPS AD

Autores:
Mayrla da Silva Bezerra|mayrla_bezerra@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Saúde da Família|preceptora de Enfermagem|centro Universitário Estácio do Ceará ; Ana Gleice da Silveira Mota||enfermeira|especialista Em Pediatria|preceptora de Enfermagem|centro Universitário Estácio do Ceará ; Luana Géssica Freire Martins||enfermeira|especialista Em Assistência A Saúde Mental|preceptora de Enfermagem|centro Universitário Estácio do Ceará ; Bruna Nunes Osterno||enfermeira|em Andamento|enfermeira Assistencial|centro Universitário Estácio do Ceará ; Bianca Damasceno Queiroz||enfermeira|em Andamento|enfermeira Assistencial|centro Universitário Estácio do Ceará ; Maria Simone da Silva Rodrigues||enfermeira|em Andamento|enfermeira Assistencial|centro Universitário Estácio do Ceará

Resumo:
A Estratégia Saúde da Família traz a família como foco do processo de cuidado e tal processo precisa ser organizado e sistematizado, por isso a necessidade do uso de ferramentas. Objetivou-se relatar a experiência do uso de ferramentas de abordagem familiar na ESF. Trata-se de um relato de experiência. Esse estudo parte de uma atividade de dispersão realizada em uma unidade básica de saúde, parceira do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. Inicialmente, os mestrandos reuniram-se com os profissionais da equipe, fazendo um diagnóstico de como ocorria a avaliação de risco familiar na unidade. Em seguida, a equipe da unidade escolheu uma família de sua área que julgava estar em risco, para aplicar o instrumento de avaliação de vulnerabilidade familiar, utilizando-se a escala de Coelho e Savassi. Posteriormente foram aplicados o Genograma, o Ecomapa, o Ciclo de Vida da Família e o A.P.G.A.R familiar, como ferramentas de abordagem familiar.Os instrumentos aplicados mostraram-se relevantes na organização do trabalho na unidade de saúde, já que as famílias eram selecionadas pelos próprios critérios estabelecidos pela equipe. A parceria ensino-serviço levou ao enfermeiro a possibilidade do uso de novas ferramentas de abordagem familiar para uma melhor compreensão do seu contexto contribuindo assim para um trabalho preventivo e de promoção da saúde da comunidade.


Referências:
Diniz JRJ. Análise de risco familiar na estratégia saúde da família: uma vivência compartilhada entre preceptores, discentes e agentes comunitários de saúde. Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde. 2013; 3(4): 71-58.