4291812 | ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM SOBRE PSICOTRÓPICOS UTILIZADOS NO CAPS AD | Autores: Mayrla da Silva Bezerra|mayrla_bezerra@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Saúde da Família|preceptora de Enfermagem|centro Universitário Estácio do Ceará ; Ana Gleice da Silveira Mota||enfermeira|especialista Em Pediatria|preceptora de Enfermagem|centro Universitário Estácio do Ceará ; Luana Géssica Freire Martins||enfermeira|especialista Em Assistência A Saúde Mental|preceptora de Enfermagem|centro Universitário Estácio do Ceará ; Bruna Nunes Osterno||enfermeira|em Andamento|enfermeira Assistencial|centro Universitário Estácio do Ceará ; Bianca Damasceno Queiroz||enfermeira|em Andamento|enfermeira Assistencial|centro Universitário Estácio do Ceará ; Maria Simone da Silva Rodrigues||enfermeira|em Andamento|enfermeira Assistencial|centro Universitário Estácio do Ceará |
Resumo: A Estratégia Saúde da Família traz a família como foco do processo de cuidado
e tal processo precisa ser organizado e sistematizado, por isso a necessidade
do uso de ferramentas. Objetivou-se relatar a experiência do uso de
ferramentas de abordagem familiar na ESF. Trata-se de um relato de
experiência. Esse estudo parte de uma atividade de dispersão realizada em uma
unidade básica de saúde, parceira do Mestrado Profissional em Saúde da Família
da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. Inicialmente, os mestrandos
reuniram-se com os profissionais da equipe, fazendo um diagnóstico de como
ocorria a avaliação de risco familiar na unidade. Em seguida, a equipe da
unidade escolheu uma família de sua área que julgava estar em risco, para
aplicar o instrumento de avaliação de vulnerabilidade familiar, utilizando-se
a escala de Coelho e Savassi. Posteriormente foram aplicados o Genograma, o
Ecomapa, o Ciclo de Vida da Família e o A.P.G.A.R familiar, como ferramentas
de abordagem familiar.Os instrumentos aplicados mostraram-se relevantes na
organização do trabalho na unidade de saúde, já que as famílias eram
selecionadas pelos próprios critérios estabelecidos pela equipe. A parceria
ensino-serviço levou ao enfermeiro a possibilidade do uso de novas ferramentas
de abordagem familiar para uma melhor compreensão do seu contexto contribuindo
assim para um trabalho preventivo e de promoção da saúde da comunidade.
Referências: Diniz JRJ. Análise de risco familiar na estratégia saúde da família: uma vivência compartilhada entre preceptores, discentes e agentes comunitários de saúde. Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde. 2013; 3(4): 71-58. |