4289914 | PREVALÊNCIA DE PRÉ-HIPERTENSÃO EM ADULTOS JOVENS | Autores: Thereza Maria Magalhães Moreira|tmmmoreira@gmail.com|enfermeiro|pós-doutor|prof Associado Uece|universidade Estadual do Ceará-uece ; Thiago Santos Garces|thiagogarces0812@hotmail.com|enfermeiro|especialista|estudante de Mestrado|universidade Estadual do Ceará-uece ; Virna Ribeiro Feitosa Cestari|virnarfcestari@gmail.com|enfermeiro|mestre|estudante de Doutorado|universidade Estadual do Ceará-uece ; Ítalo Lennon Sales de Almeida|italolennon@hotmail.com|enfermeiro|especialista|estudante de Mestrado|universidade Estadual do Ceará-uece ; Daniele Braz da Silva Lima|danibraz18@hotmail.com|enfermeiro|doutor|enfermeira do Município de Fortaleza|secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza-ceará ; Ana Célia Caetano de Souza|anaceliacs.doc@gmail.com|enfermeiro|doutor|enfermeira do Hospital Universitário Walter Cantídio-huwc|hospital Universitário Walter Cantídio-huwc |
Resumo: Introdução: A formação de enfermeiros requer a internalização da importância
no desenvolvimento de competências e habilidades nas diversas áreas do
conhecimento e a compreensão de que o conhecimento é mutável. Nesse sentido a
inclusão de acadêmicos nas modalidades de iniciação científica (IC) ampliam
essa percepção. Humboldt (2003) demonstra a relevância desses aspectos, como
a interdisciplinaridade, autonomia científica e a formação pela pesquisa
quando na formação profissional. Objetivo: Relatar as contribuições da IC na
área de microbiologia no curso de enfermagem. Metodologia: Relatam-se
experiências obtidas na coleta, análise de dados, produção, publicação e
apresentação de trabalhos científicos relacionados à microbiologia, em
especial ao controle de infecções do trato urinário (ITU). Conclusões: As
atividades que se desenvolvem em IC permitem ao acadêmico relacionar os
conhecimento obtidos em sala de aula com as observações do cotidiano e
aprofundá-los nas literaturas. Nos trabalhos de IC realizados em relação a
ITU, os conhecimentos obtidos enfatizam a importância da qualidade das
orientações fornecidas pelos enfermeiros aos usuários do SUS, sobre a coleta
das uroculturas para análise, higiene adequada e uso correto dos
antimicrobianos. Através destas práticas é possível desenvolver estudos
científicos, materiais e medidas de promoção que contribuam para a mudança no
cenário da saúde. Contribuições para a Enfermagem: Além de desempenhar uma
formação mais rica e diversificada, o acadêmico é capaz de desenvolver a
resiliência para com sua futura prática profissional na enfermagem. A IC na
graduação de enfermagem desenvolve competências, noções e habilidades para o
exercício do cuidado baseado em evidências.
Referências: HUMBOLDT, W. V. Sobre a organização interna e externa dos estabelecimentos científicos superiores em Berlim. Um mundo sem universidades. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003. |