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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4282534


4282534

O ensino da consulta de enfermagem promovendo cuidado integral: uma revisão integrativa

Autores:
Patricia Maria da Silva Crivelaro|patricia.crivelaro1227@gmail.com|enfermeira|especialista Em Saúde Pública E Saúde da Família/ Mestranda Pela Unesp - Botucatu|docente do Curso de Enfermagem|centro Universitário Católico Salesiano Auxílium - Unisalesiano ; Maria Belén Salazar Posso|mbelen@terra.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Titular Aposentada|universidade de Taubaté ; Paulo Cesar Gomes|pcgomes21@gmail.com|biólogo|doutor Em Educação Para A Ciência|docente do Departamento de Educação E Enfermagem|universidade Estadual Paulista (unesp) Botucatu-sp

Resumo:
**VIVENCIANDO O CONTEXTO DA SAÚDE EM GRUPOS ESPECIAIS** **Introdução:** A complexidade do cuidar requer reflexão sobre o conceito de homem, saúde, e, teorias que norteiam a assistência em diferentes contextos. Favorecendo a assistência integral e direcionada às reais necessidades de saúde nas diversidades existentes. **Objetivo: **Analisar a vivência teórica e prática de graduandos de enfermagem quanto a saúde de grupos especiais**.** **Metodologia:** Trata-se de um estudo descritivo, tipo análise documental, abordagem qualitativa. Teve como cenário uma Instituição de Ensino Superior no noroeste do Paraná. Analisou-se o Plano de Ensino, Cronograma e Relatórios pós visitas técnicas, por meio da análise de conteúdo, conforme Bardin. **Resultados: **O conceito de saúde é abordado a partir da concepção de Canguilhem (2006) e o cuidado nas situações especiais abordados através de aulas dialogadas e visitas técnicas a população indígena, pessoas em situação de rua, privados de liberdade, população LGBT, deficientes e refugiados. Na análise das avaliações identificou-se as Unidades Temáticas e suas respectivas Categorias: Quebra de paradigmas: Vencer preconceitos, Superar inseguranças relacionado às diferenças; Novos conhecimentos: Necessidade da equipe multidisciplinar, Assistência diferenciada, Ampliação da visão do papel da enfermagem; Concepções do cuidar: Visão ampliada do outro e Necessidade de teorias de enfermagem; Crescimento pessoal: Reconhecimento da necessidade de ter sentido na vida, Desenvolver de habilidades humanas. **Conclusão: **As vivências teórico-práticas contribuíram com o crescimento profissional e pessoal dos alunos, não só ampliaram o conhecimento, mas também o repertório de vida e habilidades humanas.** Implicações para a Enfermagem: **Oportunizar tais vivências na graduação contribui para que como futuros enfermeiros, estejam mais fundamentados teoricamente e desempenhem um cuidado congruente com a cultura, necessidades, e, realidades distintas do viver e consumir saúde destes grupos especiais. **Descritores:** Saúde pública, Saúde do adulto, Enfermagem. Referência: Canguilhem, G. O normal e o patológico. 6. ed. [Rio de Janeiro]: Forense Universitária; 2006.


Referências:
Canguilhem, G. O normal e o patológico. 6. ed. [Rio de Janeiro]: Forense Universitária; 2006.