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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4276098


4276098

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VISITA DOMICILIÁRIA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Autores:
Edirlei Machado dos Santos|edirlei.ufms@gmail.com|enfermeiro|doutorado|professor do Magistério Superior|universidade Federal de Mato Grosso do Sul ; Euflosina Silveira da Silva|zina_silveira2009@hotmail.com|enfermeira|garduação|enfermeira|universidade Federal da Bahia ; Anneliese Domingues Wysocki|lilisew@yahoo.com.br|enfermeira|pós-doutorado|professora do Magistério Superior|universidade Federal de Mato Grosso do Sul ; Larissa da Silva Barcelos|barceloslari@gmail.com|enfermeira|doutorado|professora do Magistério Superior|universidade Federal de Mato Grosso do Sul ; Teresa Cristina da Silva Kurimoto|teresac@ufmg.br|enfermeira|doutorado|professora do Magistério Superior|universidade Federal de Minas Gerais ; Adriana Luiz Sartoreto Mafra|alsmafra@bol.com.br|enfermeira|mestranda|professora do Magistério Superior|universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo:
**Introdução:** a tecnologia cuidativo-educacional apresenta potencial empoderador, tanto para o profissional de saúde que a utiliza como do cliente que participa do processo de aprendizagem de forma direta1. **Objetivo:** propor tecnologia educacional sobre HIV e teste rápido para HIV para subsidiar o cuidar-educar de gestantes durante o pré-natal. **Método: **o conteúdo no qual pauta-se a tecnologia educacional foi obtido através de estudo quantitativo e qualitativo, descritivo, pautado na Teoria das Representações Sociais na perspectiva estrutural (Fase 1), realizado com 81 gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, em 2016/2017. Utilizou como instrumento um formulário para registro das evocações livres de palavras aos termos indutores “HIV” e “Teste rápido para HIV” e para obtenção do perfil socioeconômico e demográfico. Após a análise e discussão dos dados, iniciou o processo de produção da tecnologia educacional (Fase 2). Aprovação pelo Comitê de Ética da UNIFAP, Protocolo Nº 1.742.581. **Resultados:** o tipo de tecnologia proposta pelos pesquisadores foi cartilha. A cartilha apresenta-se em fase de confecção das imagens. O conteúdo textual pautou-se no perfil e nas evocações das gestantes. Destacam-se alguns pontos na cartilha: a diferenciação entre HIV e aids; combate à estigmas e preconceitos (medo, sentença de morte); formas de prevenção;  ênfase na camisinha, pois mais da metade das gestantes relataram não usar na gravidez; explicitar o significado de janela imunológica; evidenciar também a praticidade e rapidez do teste, evocada pelas gestantes. **Conclusões:** a cartilha servirá de apoio antes e depois da realização do teste, de forma contextualizada e de acordo o perfil destas gestantes, visando minimizar as dúvidas, diminuir as angústias e tensões, ofertando uma melhor assistência para estas. **Contribuições para a Enfermagem: **fornecer instrumentos para potencializar a atuação do enfermeiro com gestantes na atenção básica é primordial.


Referências:
1. Salbego C. Tecnologias Cuidativo-Educacionais: a práxis de enfermeiros em um Hospital Universitário. Santa Maria. Dissertação [Mestrado em enfermagem]. Universidade Federal de Santa Maria; 2016.