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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4272656


4272656

ATIVIDADE LÚDICA COMO FORMA DE ENSINO E PREVENÇÃO DA ASCARIDÍASE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Kewinny Beltrão Tavares|kewinnypdp@hotmail.com.br|estudante|estudante|estudante|universidade da Amazônia - Unama ; Bianca Oliveira de Sousa|biancasousa25@live.com|estudante|estudante|estudante|universidade da Amazônia - Unama ; Emily Santos Marinho|emily_marinho@yahoo.com.br|estudante|estudante|estudante|universidade da Amazônia - Unama ; Rayssa da Silva Sousa|rayssasousaef_@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade da Amazônia - Unama ; Letícia Gomes de Oliveira|gomes_15_letici@hotmail.com|estudante|graduação|estudante|faculdade Paraense de Ensino ; Vinícius da Rocha Fróes|viniciusfroes1@hotmail.com|estudante|graduação|estudante|universidade da Amazônia - Unama

Resumo:
**Introdução:** O Procedimento Operacional Padrão (POP), caracteriza-se como um documento organizacional contendo uma descrição minuciosa de todos os passos executados em serviço, com a finalidade de padronizar as atividades e minimizar os riscos de desvios na realização do processo de trabalho, o que possibilita a redução de erros evitáveis. **Objetivo: **Descrever e analisar a construção dos POPs elaborados pelos profissionais de saúde em seu ambiente de trabalho. **Metodologia: **Trata-se de um relato de experiência realizado com profissionais de saúde de um Hospital Público Pediátrico em Macapá, no período de março a agosto de 2018. Foi desenvolvida uma estratégia para elaboração e divulgação dos POP’s embasados nos princípios de atualização, participação e gerenciamento dividido em duas fases: a primeira fase foi o desenvolvimento do instrumento de orientações composto por 21 itens e apresentado aos profissionais que são gerentes nos respectivos setores do hospital. A segunda fase, constituiu-se  na apresentação dos POP’s elaborados coletivamente com seus pares. **Resultados: **A partir da orientação acerca da construção de um POP, tanto em estrutura, quanto em conteúdo, constatou-se uma compreensão maior entre os profissionais, minimizando as dificuldades anteriormente apresentada. Percebeu-se maior participação dos profissionais envolvidos durante as reuniões e consequentemente, o entendimento destes do quão importante é a padronização das atividades. **Conclusão**: Constatou-se que a construção de POP’s  de forma coletiva é exequível  e facilita o gerenciamento das atividades de forma hierárquica e organizada. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem:** Os POP’s emergem como um meio de organização do serviço, visando estabelecer a competência de cada profissional, evitando, portando, a execução de atividades que não os cabem e, consequentemente, a sobrecarga de trabalho e erros que podem prejudicar o paciente.


Referências:
Antonio NBC, Elaine CBA, Tiago SM. Elaboração de protocolos assistenciais à saúde como estratégia para promover a segurança do paciente. Revista Brasileira de Educação e Saúde 8.1 (2018): 25-30. Brasil. Ministério da Educação. Manual de Padronização de POPs – Coordenado pela Secretaria Geral – Brasília: EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, 2014. Cibele AMP et al. Guia para construção de protocolos assistenciais de enfermagem. Guia para construção de protocolos assistenciais de enfermagem. 2015. Sonia MD, Denise BN. "Procedimentos operacionais padronizados e o gerenciamento de qualidade em centros de pesquisa." Revista da Associação Médica Brasileira 53.1 (2007): 6-6. Vicente CF. Gerenciamento da rotina de trabalho do dia-a-dia. 6ª ed. Belo Horizonte: DG, 1992.