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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4264760


4264760

DIMENSÃO PROBLEMATIZADORA EM PROJETOS POLITICOS PEDAGÓGICOS DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Autores:
Lucivalda Barbosa Santos|lbsvalda@bol.com.br|estudante de Pós-graduação (mestrado Acadêmico)|especialização Em Saúde Pública|enfermeira|escola de Enfermagem - Universidade Federal da Bahia ; Tânia Maria de Oliva Menezes|tomenezes50@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente Associado Iii|escola de Enfermagem - Universidade Federal da Bahia ; Jorgas Marques Rodrigues|jorgasmr@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|docente|escola de Enfermagem - Universidade Federal da Bahia ; Ângela Tamiko Sato Tahara|angelatahara@hotmail.com|enfermeira|doutorado Em Ciências da Saúde|docente Associado Iv|escola de Enfermagem - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
**Introdução:** A assistência de enfermagem necessita que os profissionais vislumbrem novas abordagens na realidade de saúde, baseando a prática no respeito e potencialidades dos indivíduos, com os quais dialogam e formam vínculos nas atividades de educação em saúde¹.** Objetivo: **relatar a ação de educação em saúde promovida por estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de enfermagem da Atenção Primária a Saúde.  **Métodos: **Relato de experiência desenvolvido por estudantes de graduação e pós-graduação de enfermagem em parceria com profissionais de enfermagem da Atenção Primária a Saúde, no mês de agosto de 2018, em Crato, Ceará. A ação constituiu-se no desenvolvimento de um jogo utilizando-se um dado de papel com seis faces. Cada face do objeto correspondia às indagações sobre causa, transmissão tratamento e convívio com a pessoa com tuberculose. O jogo foi aplicado aos pacientes na sala de espera da unidade. **Resultados: **a ação foi um momento de intenso diálogo e compartilhamento de saberes. Os pacientes apresentaram dúvidas quanto à causa e tratamento da doença, assim como dúvidas sobre compartilhamento de utensílios com o doente. As dúvidas foram esclarecidas pelas enfermeiras e estudantes. **Conclusões: **a ação permitiu maior interação entre os integrantes da liga acadêmica com os profissionais de enfermagem e pacientes da unidade. Foi possível dialogar com os pacientes para construção de informações adequadas sobre a tuberculose assim como esclarecer dúvidas e questionamentos sobre a doença. **Contribuições para a enfermagem na APS:** fortalecimento de vínculo entre a academia e o serviço de atenção primária a saúde, assim como auxilia o enfermeiro com novas abordagens ao paciente para falar sobre tuberculose.


Referências:
Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, Heidemann ITSB. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2013 Jan-Mar; 22(1): 224-30.