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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4235340


4235340

PERFIL DAS CONSULTAS DE PUERICULTURA DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM UMA CAPITAL NORDESTINA

Autores:
Lorena de Carvalho Almeida|lolydecarvalho@hotmail.com|enfermeiro|mba Em Auditoria Em Serviços de Saúde; Especialista Em Terapia Intensiva|servidor Público/enfermeiro|universidade Estadual de Feira de Santana ; Delmo de Carvalho Alencar|delmo-carvalho@hotmail.com|enfermeiro|doutorando Em Saúde Pública E Mestre Em Enfermagem|enfermeiro|universidade Regional do Cariri ; Mônica Oliveira Rios|mony_fsa@yahoo.com.br|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|docente|universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo:
**Introdução:** a Reforma Psiquiátrica brasileira tem sido um processo baseado na construção de propostas de mudanças assistenciais recomendadas principalmente nas I e II Conferências Nacionais de Saúde Mental. Apesar da reforma contemplar mudanças na formação dos profissionais, percebe-se que parte dos cursos de enfermagem ainda mantém enfoque no estudo dos transtornos mentais aproximando-se do modelo da psiquiatria tradicional. **Objetivo: **analisar a formação dos enfermeiros oriundos de instituições de ensino públicas e privadas, da cidade de São Paulo, na perspectiva da Reforma Psiquiátrica brasileira. **Método: **estudo qualitativo, descritivo-exploratório, com uso do referencial metodológico da análise documental e da análise de conteúdo. Realizaram-se entrevistas junto aos docentes responsáveis pelas disciplinas de saúde mental de IES, da cidade de São Paulo, e análise documental dos projetos pedagógicos que norteiam cursos de enfermagem. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/Unifesp, parecer nº 2.446.983. **Resultados: **4 das 7 escolas estudadas, apresenta disciplina de saúde mental com carga horária entre 80 e 90 h divididas entre teoria e prática. O conteúdo da Reforma é contemplado com: estudo da história da assistência em saúde mental; Reforma Psiquiátrica Italiana e a legislação brasileira. Há número insuficiente de unidades substitutivas disponíveis para as IES realizarem estágios. A maioria dos docentes busca formar o enfermeiro generalista com visão humanizada do indivíduo com transtorno mental. **Considerações finais:** constatou-se que ainda é desafio formar o enfermeiro na perspectiva da Reforma, em função da: reduzida carga horária da disciplina de saúde mental; temática não ser trabalhada de forma transversal com as demais disciplinas da matriz; dificuldade em realizar os estágios nos serviços substitutivos, devido a impasses com a Administração Direta da cidade.


Referências:
1. Silva ATM, Souza JS, Silva CC, Nóbrega MML, Oliveira MF, Barros S, et al. Formação de enfermeiros na perspectiva da reforma psiquiátrica. Rev Bras Enferm. 2004; 57(6):675-8. 2. Bardin L. Análise de Conteúdo. Edição revista e actualizada. Portugal: Edições 70; 2010.