Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4217595


4217595

QUALIDADE DE VIDA DE SERVIDORES APOSENTADOS POR INVALIDEZ DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Autores:
Aline Aparecida Oliveira Moreira|alineaoliveira@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem|universidade Estadual de Londrina. ; Júlia Trevisan Martins|jtmartins@uel.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Associada|universidade Estadual de Londrina.

Resumo:
**Introdução: **A cavidade oral é uma das principais vias de acesso para que microrganismos se instalem no organismo e possam causar infecções sistêmicas no ambiente hospitalar, sendo o _Staphylococcus aureus_ e os fungos do gênero _Candida spp._ os principais causadores. A Terapia Fotodinâmica (PDT) ao longo dos anos vem se mostrando uma opção terapêutica complementar eficaz associando luz, oxigênio e um fotossensibilizador que geram um estresse oxidativo causando destruição de microrganismos patógenos. **Objetivo:**  Realizar levantamento dos patógenos presentes na cavidade oral de pacientes sob terapia intensiva e avaliar a eficácia da PDT na redução dos microrganismos identificados para sugerir um protocolo de desinfecção bucal baseado na técnica utilizada. **Métodos: **Amostras de saliva foram coletas de 7 pacientes adultos sob terapia intensiva antes e após realização da PDT utilizando azul de metileno 0,5% e um diodo laser (l = 660nm, 90 J/cm 2) como fonte de luz com 1,5 min de irradiação. Estas foram semeadas em meio ágar sangue, as colônias formadas foram identificadas através de análise microscópica, quantificadas, tendo os resultados de antes e depois da terapia comparados. Posteriormente, as UFCs com morfotipo sugestivo de _S. aureus_ foram semeadas em meio ágar sal manitol e as sugestivas de fungo foram semeadas em meio cromogênico seletivo para crescimento fúngico. **Resultado: **Não houve crescimento em meio específico para _S. aureus_. Todas as 9 colônias semeadas em meio cromogênico tiveram crescimento positivo. Em todos os pacientes houve redução significativa de UFCs, chegando a até 90%. **Conclusões**: A PDT no protocolo estabelecido se mostrou potencialmente efetiva para desinfecção de cavidade oral. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem:** A PDT se mostra uma técnica promissora para corroborar na assistência de enfermagem como método preventivo de infecções provenientes de microrganismos da cavidade oral.


Referências:
Barcessat AR et al. Effect of topical 5-ALA mediated photodynamic therapy on proliferation index of keratinocytes in 4-NQO-induced potentially malignant oral lesions. Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biology. 2013; 126: 33-41. Dai T, Huang Y, Hamblin MR. Photodynamic therapy for localized infections—state of the art. Photodiagnosis and photodynamic therapy. 2009; 6 (3): 170-188. Menezes JMR, Porto MLS, Pimenta CLRM. Perfil da infecção bacteriana em ambiente hospitalar. Revista de Ciências Médicas e Biológicas. 2016; 15 (2): 204-207