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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4189267


4189267

INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO INTEGRADO NA FORMAÇÃO DE CUIDADORES

Autores:
Jessica Maia Storer|jessicamaiast@gmail.com|estudante de Graduação|discente|discente|universidade Estadual de Londrina ; Dêmely Biason Ferreira|demelybf@gmail.com|estudante de Graduação|discente|discente|universidade Estadual de Londrina ; Ana Beatriz Floriano de Souza|anabia.enfe@gmail.com|estudante de Graduação|discente|discente|universidade Estadual de Londrina ; Márcio Souza dos Santos|marciosouzaopto@hotmail.com|enfermeiro|residente|residente de Gerência Em Enfermagem|universidade Estadual de Londrina

Resumo:
INTRODUÇÃO: Diante dos benefícios proporcionados pela aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos diversos cenários de atuação do enfermeiro, faz-se necessário que competências em informática sejam incluídas na sua formação e capacitação. Sabendo que os _Massive Open Online Courses_ (MOOC) configuram-se como elemento facilitador na capacitação dos profissionais de saúde, este estudo descreve o desenvolvimento de um MOOC, restrito para enfermeiros, portanto um _Massive Private Online Course_ (MPOC), baseado nas competências em informática em enfermagem requeridas pela _Technology Informatics Guiding Education Reform_ (TIGER) [1-3]. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo e consistiu nas seguintes etapas: definição das competências em informática em Enfermagem, elaboração do plano de curso, produção do conteúdo instrucional do MOOC e, por fim, a diagramação do curso na plataforma _Modular Object Oriented Dynamic Learning Enviroment_ (Moodle) institucional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). RESULTADOS: Baseado nas sete competências informacionais da categoria “acesso à informação” recomendadas pela TIGER, o MPOC intitulado como “Pesquisa Bibliográfica em Base de Dados de Enfermagem” possui carga horária de 20h e conteúdo programático dividido em cinco módulos. São eles: Informática em Enfermagem, Internet Aplicada à Pesquisa Bibliográfica em Enfermagem em base de dados, Estratégia de Busca, Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e _Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature_ (CINAHL) _with Full Text_. Em formato autoinstrucional, sem tutoria, o MPOC disponibiliza em cada módulo materiais didáticos para leitura e atividades avaliativas com correção automática e feedback imediato. Além disso, os módulos são independentes, podendo ser acessados em qualquer tempo durante a realização do curso, de acordo com a necessidade e ritmo de aprendizagem do cursista. CONCLUSÕES: Ao desenvolver um MPOC que tenha o cursista como agente autorregulador do seu processo de aprendizagem, espera-se potencializar a expansão do processo educacional mediado por tecnologias computacionais.


Referências:
[1] Sitzman KL, Jensen A, Chan S. Creating a Global Community of Learners in Nursing and Beyond: Caring Science, Mindful Practice MOOC. Nurs Educ Perspect. 2016 Set/Out; 37(5): 269-274. [2] Mutawa A. It is time to MOOC and SPOC in the Gulf Region. Educ Inf Technol. 2017; 22(4):1651-1671. [3] The TIGER Initiative. Informatics competencies for every practicing nurse: recommendations from the TIGER collaborative. Washington (DC): Government Printing Office (US); 2012.