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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4157599


4157599

CONECTANDO ENSINO-SERVIÇO: POTENCIALIZANDO ENFERMEIROS PARA QUALIFICAR-FORTALECER A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores:
Giovana Andrade Frederico|giovanaafrederico@gmail.com|enfermeira|enfermeira|enfermeira. Pós Graduanda Modalidade Residência Multiprofissional Em Atenção Básica Com Ênfase Em Estratégia de Saúde da Família|faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Sã ; Jeniffer Caroline Domingos Sassarolli|jeniffer.sassarolli@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|enfermeira. Pós Graduanda Modalidade Residência Multiprofissional Em Atenção Básica Com Ênfase Em Estratégia de Saúde da Família|faculdade de Medicina de São José ; Joquebede de Souza Santos|jockebedy@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|enfermeira. Pós Graduanda Modalidade Residência Multiprofissional Em Atenção Básica Com Ênfase Em Estratégia de Saúde da Família|faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José

Resumo:
**Introdução:** As dificuldades que envolvem o processo tradicional de ensino exigem, cada vez mais, transformações referentes ao processo de ensino-aprendizagem, visto que os modelos de ensino tradicionais levam o aprendiz a uma postura quase sempre passiva. Sendo assim, o uso das metodologias ativas se torna uma ferramenta útil e necessária. **Objetivo:** Analisar a utilização de metodologias ativas como estratégia de ensino-aprendizagem, em um curso de capacitação em redução de danos, para trabalhadores da Atenção Primária à Saúde do município de Teresina/PI. **Método:** Pesquisa qualitativa analítica desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas com doze profissionais da saúde, acerca da vivência em saberes e experiências em saúde mental, interligados no campo da atenção básica e a utilização de metodologias ativas para capacitação profissional. **Resultados:** A atenção primária à saúde trouxe consigo mudanças nas formas de organização dos serviços e nas práticas assistenciais no plano local. As dificuldades dos profissionais da APS no que tange ao manejo das situações que envolvem a dependência química comprovaram que as práticas e ações de prevenção e tratamento, praticamente, inexistiam em virtude da ausência de capacitações para prestação de cuidados aos usuários, de forma que as atitudes da equipe se limitavam a encaminhamentos para serviços especializados. As atividades desenvolvidas com base em estratégias ativas do tipo: dramatização, dinâmica de troca, situação problema e aprendizagem baseada em equipe, todas envolvendo a temática, foram avaliadas positivamente, como melhor forma de compreensão sobre o tema. **Conclusão:** As metodologias ativas mostraram-se como estratégia pedagógica eficaz e facilitadora para o aprimoramento e aquisição de conhecimentos para a formação profissional, em especifico, para o campo de atuação e manejo ao usuário de drogas.** Contribuições para enfermagem: **Fortalecer a Enfermagem no sentido de despertar novas possibilidades do cuidado na atenção básica, de modo a desnaturalizar o preconceito existente aos usuários de drogas.


Referências:
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