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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4111283


4111283

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E OBSTÉTRICO DE PUÉRPERAS E SEUS NEONATOS EM DUAS MATERNIDADES PÚBLICAS

Autores:
Amanda Corrêa Rocha Bortoli|amandacrbortoli@gmail.com|graduanda de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|universidade Estadual de Londrina/uel ; Renata Portero Wielganczuk||graduanda de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|universidade Estadual de Londrina/uel ; Adriana Valongo Zani||enfermeira|doutora|docente da Área Saúde da Criança|universidade Estadual de Londrina/uel ; Cátia Campaner Ferrari Bernardy||enfermeira|doutora|docente da Área Saúde da Mulher E Gênero|universidade Estadual de Londrina/uel ; Cristina Maria Garcia de Lima Parada||enfermeira|doutora|docente do Departamento de Enfermagem|universidade Estadual Paulista “júlio de Mesquita Filho/unesp

Resumo:
No Brasil, a criação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, fez com que diversas instituições de saúde elaborassem programas de educação permanente em enfermagem¹. Em decorrência de sua formação pedagógica, Enfermeiros de Educação podem ser considerados os mais indicados a comandar este tipo de programa, entretanto, ainda que existam cursos de pós-graduação destinados a habilitá-los, pouco se sabe sobre as competências necessárias para a atuação destes profissionais. Reconhecendo a relevância do tema, no ano de 2016 a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma lista com as Competências Essenciais do Enfermeiro de Educação (CEEE)², que até o momento não apresenta tradução e adaptação para a Língua Portuguesa. Neste sentido, foi desenvolvida a presente pesquisa, que por amostra intencional, avaliou o nível de concordância de seis enfermeiros mestres de um hospital federal de ensino, acerca da tradução dos domínios de competência propostos pela OMS; a saber: 1- teoria e princípios da educação de adultos; 2- projeto e implementação de currículo; 3- prática de enfermagem; 4- pesquisa e evidências; 5- comunicação, colaboração e trabalho em equipe; 6- profissionalismo e princípios ético-legais; 7- monitoramento e avaliação; 8- gestão, liderança e defesa dos direitos². Por meio de um questionário com escala Likert de 10 pontos, construído com auxílio do software LimeSurvey, obteve-se um escore médio de concordância de 89,96%, e um escore de validação de conteúdo de 100%³. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a tradução dos domínios de CEEE, apresentou indicadores psicométricos aceitáveis, o que possibilita sua utilização para nortear programas de capacitação direcionados a estes profissionais. Embora esta pesquisa seja um passo inicial para o entendimento das CEEE, um estudo mais aprofundado é necessário, no intuito de ampliar esta tradução e validação para as descrições de conhecimento, habilidade e atitudes presentes no documento da OMS.


Referências:
1- Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Portaria n. 198/GM. Brasília; 2004. 2- World Health Organization. Nurse Educator Core Competencies. Geneva; 2016. 3- PEDREIRA, R.B; ROCHA, S.V; SANTOS, C.A; VASCONCELOS, L.R; REIS, M.C. Validade de conteúdo do Instrumento de Avaliação da Saúde do Idoso. Einstein, 14(2): 158-77, 2016.