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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4108862


4108862

Roda de conversa sobre tabagismo na Atenção Primária à Saúde

Autores:
Vanessa Schwede|vanschwede@gmail.com|enfermeiro|mba Gestão Em Saúde E Controle de Infecção|enfermeiro|secretaria Municipal Saúde de Curitiba ; Beatriz Cristina Santiago Costa Born|biacsc@yahoo.com.br|enfermeiro|especialização Em Saúde Coletiva|enfermeiro|secretaria Municipal Saúde de Curitiba ; Edineia Aparecida Malicheski|eamalicheski@hotmail.com|enfermeiro|especialização Em Saúde Coletiva|coordenação de Unidade de Saúde|secretaria Municipal Saúde de Curitiba ; Luiza Reikdal Moreira|lumoreira@sms.curitiba.pr.gov.br|enfermeiro|especialização Gestão Em Serviços de Saúde|coordenação de Unidade de Saúde|secretaria Municipal Saúde de Curitiba ; Michelle Alves Kodama Pozzatti|micchelle_kodama21@yahoo.com.br|enfermeiro|especialização Assistência de Enfermagem Ao Paciente Em Estado Crítico|enfermeiro|secretaria Municipal Saúde de Curitiba

Resumo:
A educação em saúde é fundamental durante o ciclo gravídico-puerperal, pois oferece às mulheres subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas de saúde, possibilitando o autocuidado, os cuidados com o recém-nascido, além de detectar sinais de alerta1. Objetiva-se conhecer a percepção de gestantes e puérperas sobre as ações de educação em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, no período de junho de 2018. Evidencia-se que as ações educativas realizadas pelo enfermeiro durante o ciclo gravídico- puerperal são singulares para cada mulher e sua família, assim como deve ser considerado suas vivências, medos e anseios². As ações em saúde, como a sala de espera e trabalhos de grupos, são de compartilhar informações e conhecimentos do processo gravídico-puerperal, além de e desmistificação de mitos e crenças2. O incentivo e o estímulo devem fazer parte do diálogo do enfermeiro, para que gestantes e puérperas reconheçam seus esforços e capacidades, tornando-os mais confiantes nas suas habilidades sendo desenvolvida através do diálogo e do acolhimento das necessidades3 . Frente a isso, há necessidade do enfermeiro desenvolver ações de educação em saúde nos serviços da Atenção Primária à Saúde, onde o mesmo atua como mediador e facilitador de um cuidado humanizado, incentivando o raciocínio crítico da gestante e puérpera vislumbrando o empoderamento durante o processo do ciclo gravídico-puerperal.


Referências:
1. Matos DS, Rodrigues DS, Rodrigues TS. Atuação do enfermeiro na assistência ao pré-natal de baixo risco na estratégia saúde da família em um município de Minas Gerais. Enfermagem. 2016; 16(1):18-33. 2. Oliveira JCS, Fermino BPD, Conceição EPM, Navarro JP. Assistência pré-natal realizada por enfermeiros: o olhar da puérpera. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2015;5(2):1613-1628. 3. Soares DG, Pinheiro MCX, Queiroz DM, Soares DG. Implantação da puericultura e desafios do cuidado na estratégia saúde da família em um município do Estado do Ceará. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. 2016;29(1):132-138.