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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4062332


4062332

PERCEPÇÃO DE MORADORES DE UMA COMUNIDADE SOBRE SAÚDE E SEUS DETERMINANTES

Autores:
Maria Benegelania Pinto|benegelania@yahoo.com.br|enfermeira|mestre|professora|universidade Federal de Pernambuco ; Kênia Lara Silva|kenialara17@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
Introdução: a promoção da saúde é um eixo transversal no cuidado em Enfermagem1. Dentre as vertentes encontram-se ações para o autocuidado possibilitando o empoderamento individual e coletivo. Objetivo: evidenciar as ações para a promoção da saúde que fortalecem o autocuidado de crianças e adolescentes. Metodologia: relato de experiência de um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em uma Organização Não Governamental que atende 170 crianças e adolescentes no contra turno da escola no município de Florianópolis/SC/Brasil. Utilizam-se como estratégias oficinas educativas abordando temas de saúde.  Resultados: evidencia-se que os temas de saúde despertam curiosidade e interesse por parte das crianças e adolescentes atendidas; percebe-se que, embora temas como alimentação saudável, cuidados com corpo e prevenção de acidentes façam parte do dia a dia escolar, nem sempre estes se encontram plenamente consolidados como condição para o autocuidado exigindo um reforço constante a fim de que possam exercitar e ampliar a qualidade de vida em busca de um viver saudável. A utilização de tecnologias leves como grupos de discussão, filmes, jogos e atividades interativas contribuem para a melhor assimilação do conteúdo despertando atitudes positivas. Conclusões: a promoção da saúde oferece temas que precisam ser precocemente inseridos no cotidiano de crianças e adolescentes a fim de promover o empoderamento individual e coletivo, o protagonismo dessa população fortalecendo ações para o autocuidado. Implicações para a Enfermagem: o fortalecimento da Enfermagem com educadora que deve exercitada e estimulada desde o começo da formação.


Referências:
Brasil EGM, Silva RM, Silva MRF, Rodrigues DP, Queiroz MVO. Adolescent health promotion and the School Health Program: complexity in the articulation of health and education. Rev Esc Enferm USP. 2017;51:e03276. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016039303276