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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3982436


3982436

Saúde e Saneamento Básico para comunidades rurais e tradicionais: a experiência de um projeto interdisciplinar no estado de Goiás.

Autores:
Bárbara Souza Rocha|barbarasrocha@gmail.com|enfermeira|doutora|professor Adjunto|universidade Federal de Goiás/ Faculdade de Enfermagem ; Paulo Sérgio Scalize|pscalize.ufg@gmail.com|engenheiro Ambiental|doutor|professor|escola de Engenharia Civil E Ambiental da Ufg ; Claci de Fátima Weirich Rosso|claci.fen@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal de Goiás/ Faculdade de Enfermagem ; Valéria Pagotto|valeriapagotto@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal de Goiás/ Faculdade de Enfermagem ; Samira Nascimento Mamed|samiramamed31@gmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Goiânia – Go|secretaria Municipal de Saúde - Goiânia/go; Universidade Federal de Goiás/faculdade de Enfermagem ; Valéria Gonçalves Gomes|valeriagudinho@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal de Goiás/ Faculdade de Enfermagem

Resumo:
**Introdução:** Desde a criação do SUS, as instituições formadoras têm trilhado um caminho a fim de adequar a formação na área da saúde às demandas de saúde da população em consonância com o SUS. **Objetivo: **descrever como ocorre o desenvolvimento do tema transversal Sistema Único de Saúde em um currículo de Enfermagem. **Método: **estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Ocorreu por meio da análise de 17 documentos contendo planos de ensino-aprendizagem de um currículo de Enfermagem, no ano de 2015. Realizado no curso de graduação em Enfermagem que adota os temas transversais em seu projeto pedagógico, sendo um deles o SUS. **Resultados: **a expressão Sistema Único de Saúde apareceu como tema transversal em três documentos, de forma explícita em seis, implicitamente em 16 e ausente em um deles. **Conclusão**: o Sistema Único de Saúde permeia a maior parte do curso em atividades teórico-práticas. Sua efetivação dependerá da intencionalidade docente em apontá-lo como tema estruturador e transversal do currículo de Enfermagem. **Contribuições para a Enfermagem:** Espera-se que este estudo possa suscitar reflexões acerca da inserção do SUS na formação de enfermeiros. A abordagem dessa temática na graduação de forma que não a reduza a simples concepções, constitui-se em um grande desafio por parte dos atores desse processo.


Referências:
Amaral MCS, Pontes AGV, Silva JV. O ensino da educação popular em saúde para o SUS. Interface. 2014:18(2):1547-58; Kikuchi EM, Guariente MHDM. Currículo integrado: a experiência do curso de Enfermagem da UEL. 2ed. Londrina: Eduel; 2014; Ministério da Educação (Brasil). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF,1998.