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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3974222


3974222

CUIDADOS DO ENFERMEIRO NA ADESÃO AO PLANEJAMENTO FAMILIAR

Autores:
Suellen Silva Vaz|suh_vaz@hotmail.com|estudante de Graduação|bolsista do Programa de Educação Tutorial - Pet/mec|estudante|universidade Estadual do Ceará - Uece ; Sara de Sousa Rodrigues|sara.sousa-@hotmail.com|estudante de Graduação|bolsista da Pró-reitoria de Políticas Estudantil - Prae|estudante|universidade Estadual do Ceará - Uece ; Beatriz Viana da Silva|b_viana95@hotmail.com|estudante de Graduação|bolsista do Programa de Educação Tutorial - Pet/mec|estudante|universidade Estadual do Ceará - Uece ; Roberta Nobre da Silva|robertanobre.enf@gmail.com|estudante de Graduação|bolsista de Iniciação Científica - Ic/uece|estudante|universidade Estadual do Ceará - Uece ; Gabrielle Lemos Oliveira Rodrigues|gabriellelemos33@gmail.com|estudante de Graduação|bolsista de Iniciação Científica - Ic/uece|estudante|universidade Estadual do Ceará - Uece ; Thais Eveline Maia Costa|thaiscosta94@outlook.com|estudante de Graduação|membro do Grupo de Pesquisa Em Epidemiologia, Cuidado Em Cronicidades E Enfermagem - Grupecce|estudante|universidade Estadual do Ceará - Uece

Resumo:
**Introdução**: A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma estratégia de ensino que consiste em permitir que os alunos confrontem as questões e os problemas de uma realidade que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo de forma cooperativa em busca de soluções. **Objetivo:** Descrever a Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino da graduação em enfermagem, no contexto da Atenção Primária à Saúde. **Metodologia**: Relato de experiência sobre as atividades de ensino do primeiro módulo do curso de graduação em enfermagem, da Universidade de Pernambuco (UPE), Recife. O currículo é integrado, modular, e turno integral, as turmas são compostas em média por 50 estudantes. As atividades teóricas são organizadas por unidades temáticas e as práticas ocorrem em território de unidades de Atenção Primária em Saúde, selecionado junto ao Distrito Sanitário.  **Resultados**: Partindo do questionamento: qual a situação de saúde da população?, os estudantes, nas aulas práticas, realizam o mapeamento do território, visita domiciliar e cadastramento das famílias junto a equipe de saúde. Em paralelo, nas aulas teóricas, os professores discutem conceitos sobre a compreensão da situação de saúde e de organização da atenção primária. **Conclusão:** A ABP possibilita a construção de um relatório de pesquisa que é apresentado a comunidade, Universidade e Prefeitura no Seminário Integração Ensino-Serviço, organizado pelos estudantes, sob orientação dos docentes. **Contribuições para a enfermagem na APS**: A ABP vem promovendo o desenvolvimento de habilidades para o exercício da profissão de enfermagem no tocante a formação do pensamento crítico, reflexivo e interdisciplinar; prática colaborativa e trabalho em equipe.


Referências:
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre, Penso, 2014. HERNÁNDEZ, F. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.