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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3946374


3946374

Análise e incidência do melanoma cutâneo em um hospital de câncer localizado no Triângulo Mineiro

Autores:
Ricardo Dias da Silva|ricardodiv@yahoo.com.br|enfermeiro|especialista|enfermeiro da Prefeitura Municipal de Patrocínio; Mestrando No Programa de Pós-graduação Em Atenção À Saúde - Uftm|universidade Federal do Triângulo Mineiro; Prefeitura Municipal de Pat

Resumo:
Introdução: O Ensino Interprofissional em Saúde é um estilo de educação que oportuniza o trabalho em equipe, a integração e a flexibilidade da força de trabalho que deve ser atingida com um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Objetivo: descrever a experiência de docentes e colaboradores ao proporem atividades interprofissionais na formação do Enfermeiro no contexto da Atenção Básica. Metodologia: estudo descritivo com enfoque no relato de experiência que sucedeu no Estágio Curricular I do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do centro-sul piauiense, entre 2016 e 2017. Resultados: o estágio em questão era desenvolvido em sua totalidade na Atenção Básica, no qual os graduandos eram supervisionados por enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família e por um professor. Dentre as atividades propostas, os alunos deveriam construir projetos de intervenção a partir de problemas identificados na territorialização e imersão no serviço. Com isso, tornava-se necessário entender o contexto sobre as possíveis causas dos problemas identificados, teorizar a temática, elencar hipóteses de solução e executar as ações planejadas de forma interprofissional. Considerações finais: a integração e o trabalho em equipe foram evidentes e os resultados alcançados exitosos, promovendo uma intensa troca de saberes, reflexões, mudanças de realidade e linhas de fuga para uma formação diferenciada no que tange à produção de um cuidado integral. Contribuições para a enfermagem na Atenção Primária à Saúde: esta experiência contribuiu para promover uma forte integração ensino-serviço-comunidade por meio do trabalho interprofissional na formação do enfermeiro, muitas vezes negligenciado nos processos formativos.


Referências:
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