3946374 | Análise e incidência do melanoma cutâneo em um hospital de câncer localizado no Triângulo Mineiro | Autores: Ricardo Dias da Silva|ricardodiv@yahoo.com.br|enfermeiro|especialista|enfermeiro da Prefeitura Municipal de Patrocínio; Mestrando No Programa de Pós-graduação Em Atenção À Saúde - Uftm|universidade Federal do Triângulo Mineiro; Prefeitura Municipal de Pat |
Resumo: Introdução: O Ensino Interprofissional em Saúde é um estilo de educação que
oportuniza o trabalho em equipe, a integração e a flexibilidade da força de
trabalho que deve ser atingida com um amplo reconhecimento e respeito às
especificidades de cada profissão. Objetivo: descrever a experiência de
docentes e colaboradores ao proporem atividades interprofissionais na formação
do Enfermeiro no contexto da Atenção Básica. Metodologia: estudo descritivo
com enfoque no relato de experiência que sucedeu no Estágio Curricular I do
Curso de Enfermagem de uma universidade pública do centro-sul piauiense, entre
2016 e 2017. Resultados: o estágio em questão era desenvolvido em sua
totalidade na Atenção Básica, no qual os graduandos eram supervisionados por
enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família e por um professor. Dentre as
atividades propostas, os alunos deveriam construir projetos de intervenção a
partir de problemas identificados na territorialização e imersão no serviço.
Com isso, tornava-se necessário entender o contexto sobre as possíveis causas
dos problemas identificados, teorizar a temática, elencar hipóteses de solução
e executar as ações planejadas de forma interprofissional. Considerações
finais: a integração e o trabalho em equipe foram evidentes e os resultados
alcançados exitosos, promovendo uma intensa troca de saberes, reflexões,
mudanças de realidade e linhas de fuga para uma formação diferenciada no que
tange à produção de um cuidado integral. Contribuições para a enfermagem na
Atenção Primária à Saúde: esta experiência contribuiu para promover uma forte
integração ensino-serviço-comunidade por meio do trabalho interprofissional na
formação do enfermeiro, muitas vezes negligenciado nos processos formativos.
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