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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3897732


3897732

A (DES)CONTINUIDADE DO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO EM REGIÃO DE FRONTEIRA

Autores:
Taigra Morgana Picco|taigra.picco1@gmail.com|enfermeira|mestranda de Pós-graduação (stricto Sensu) de Saúde Publica Em Região de Fronteira Unioeste|bolsista do Programa de Mestrado Saúde Publica Em Região de Fronteira|mestrado de Saúde Publica Em Região D ; Rosilene Berres|rberres@gmail.com|enfermeira|mestre de Saúde Publica Em Região de Fronteira - Unioeste Foz do Iguaçu|enfermeira Servidora Publica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná - Huop|mestrado de Saúde Publica Em Região de Fronteira Pela Uni

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** O treinamento da população leiga sobre Parada Cardiorrespiratória (PCR) proporciona a identificação rápida da emergência, ativando os elos de sobrevivência e início aos primeiros socorros à vítima. As escolas são ambientes ideais para inserir à população o aprendizado das técnicas básicas que compõem o suporte básico de vida (SBV), pois os alunos tornam-se propagadores do conhecimento. **OBJETIVO:** Realizar treinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar e elo de sobrevivência para alunos e funcionários de um colégio no interior de São Paulo. **METODOLOGIA:** Relato de experiência de trabalho desenvolvido em parceria com o Colégio Dom Aguirre, no segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018, junto aos alunos e funcionários, realizando encontros semanais, no horário das aulas. Utilizou-se como instrumento de trabalho bonecos para Reanimação Cardiopulmonar, com materiais recicláveis (camisetas, jornais e garrafas pet), construídos pelos próprios participantes, os quais foram treinados sobre parada cardíaca e reanimação. **RESULTADOS:** Foram treinados 313 participantes, entre alunos do ensino médio e funcionários. Pôde-se identificar que o conhecimento prévio às intervenções era bastante limitado e/ou errôneos; alguns deles já haviam presenciado uma pessoa próxima em PCR ou em situação semelhante, sem qualquer conduta. Os alunos não demonstraram grandes dificuldades para realizar a reanimação no boneco, e ao final estavam dominando perfeitamente a prática e reconheciam a importância e o valor daquilo que tinham aprendido. **CONCLUSÃO E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM:** Foi possível propagar o conhecimento para além dos muros universitários e promover o desenvolvimento da competência educação em saúde aos graduandos. Nesse contexto, a atuação do enfermeiro como educador é de considerável relevância, estimulando a cidadania através da educação em saúde e contando com o apoio da interdisciplinaridade.


Referências:
Gonzalez MM, Timerman S, de Oliveira RG, Polastri TF, Dallan LA, Araújo S, et al. I diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da sociedade brasileira de cardiologia: resumo executivo. Arq Bras Cardiol. 2013;100(2):105-13. Fernandes JMG, Leite ALS, Auto BSD, Lima JEG, Rivera IR, Mendonça MA. Ensino de Suporte Básico de Vida para Alunos de Escolas Pública e Privada do Ensino Médio. Arq Bras Cardiol. 2014; 102(6):593-601 Ribeiro LG, Germano R, Menezes PL, Schmidt A, Pazin-Filho A. Estudantes de Medicina Ensinam Ressuscitação Cardiopulmonar a Alunos do Fundamental. Arq Bras Cardiol. 2013;101(4):328-335. Silva PO, Oliveira TGS, Marta CB, Francisco MTR, Martins ERC, Sampaio CEP. Os alunos do ensino médio e o conhecimento sobre o suporte básico de vida. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2012 dez; 20(esp.1):621-4.