Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3893635


3893635

A CONSTRUÇÃO DE MECANISMOS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO E QUALIDADE NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – PR.

Autores:
Fernando Braz Pauli|fernandopauli@hotmail.com|enfermeiro|especialização Em Obtetricia|diretor Departamento de Atenção À Saúde|prefeitura Municipal de Francisco Beltrão ; Aline Marieli Jochem Biezus|alinebiezus@hotmail.com|enfermeira|especialização Em Urgência E Emergência|secretária Municipal de Saúde|prefeitura Municipal de Francisco Beltrão

Resumo:
**Introdução:** Atingir taxa mínima de Eventos Adversos (EAs) é uma importante meta e dentre as áreas de preocupação tem-se o Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em pediatria. Tecnologias como os Aplicativos Móveis (apps) oferem suporte ao profissional e tem impacto nesta realidade. **Objetivo:** Descrever a construção do app PiccPed® que busca oferecer suporte ao enfermeiro na prevenção de EAs relacionados a manutenção do PICC em pediatria.** Metodologia: **Estudo metodológico que utilizou como suporte 7 passos para construção de um app criados pelas autoras. **Resultados: **Na primeira etapa houve a definição do objeto por meio da revisão de literatura sobre a temática do PICC e o desenvolvimento de apps. Posteriormente buscou-se profissionais da área da tecnologia para verificação da viabilidade. Na segunda etapa, elaborou-se o referencial teórico do objeto do estudo que foi a aprendizagem baseada em problemas. Na terceira etapa definiu-se o referencial metodológico para construção do app que foram os 7 passos elaborados. Na quarta etapa o conteúdo do app foi construído. Na quinta etapa, houve um primeiro delineamento do protótipo com esboço das telas iniciais, definindo o formato, _layout _e desenhos do app para apresentação posterior aos designers. A sexta etapa, finalização do processo de construção do app houve reuniões periódicas com a equipe de desenvolvimento e importantes definições foram realizadas, como o planejamento da construção e a discussão das ferramentas e tecnologias para o desenvolvimento do app. Optou-se por utilizar a tecnologia 2D e o _flat design _e como metodologia de desenvolvimento o _Progressive Web App _(_PWA_) que permite o uso do app em sistema operacional _Android_®  e IOS®. Na sétima etapa deu-se início ao processo de registro de software.** Conclusão: **Espera-se que o detalhamento da construção do PiccPed impulsione futuros pesquisadores a construção de apps que subsidiem e aprimorem o ensino ou a prática clínica.


Referências:
SOUZA, Sabrina de; ROCHA, Patrícia Kuerten; AVELAR, Ariane Machado Ferreira. PICCPED®: CONTRUÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO NA MANUTENÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Enfermagem, Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.