Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3867555


3867555

Processo de enfermagem: uma ferramenta da gerência do cuidado

Autores:
Andre Luiz Gomes de Oliveira|alaniteroi@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|enfermeiro Assistencial|hospital Federal dos Servidores do Estado/ms

Resumo:
**Introdução**: a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) configura-se como uma metodologia que busca organizar o processo de trabalho da equipe de enfermagem e qualificar a assistência ao indivíduo, família e coletividade, cuja implementação no ambiente hospitalar é permeada por inúmeros desafios(1). **Objetivo**: compreender as dificuldades enfrentadas por enfermeiros para a aplicação da SAE no ambiente hospitalar. **Metodologia**: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em dois hospitais de pequeno porte, do município de Loanda, Paraná, Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas abertas, desenvolvidas com 11 enfermeiros assistenciais, nos meses de maio e junho de 2018. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, modalidade temática. **Resultados**: identificou-se que entre os principais fatores que dificultavam a aplicação da SAE no ambiente hospitalar estavam: desmotivação dos enfermeiros; dificuldade para liderar o trabalho em equipe, representada por meio da resistência dos técnicos em enfermagem em seguirem as prescrições do enfermeiro; falta de tempo do enfermeiro, devido à sobrecarga de trabalho e equipe reduzida; o fato de alguns enfermeiros considerarem a prescrição médica de cuidados como suficiente; ausência de impresso próprio para registro da SAE; e falta de cobrança da chefia. **Conclusões: **aspectos relacionados à falta de liderança, hierarquia, processo de trabalho definido e sensibilização dos enfermeiros acerca da aplicabilidade da SAE dificultaram sua implementação nos cenários do estudo. **Contribuições para a enfermagem:** destaca-se que é necessária a elaboração de estratégias que sejam capazes de estimular os enfermeiros a reconhecerem a importância da SAE e a utilizarem ela como ferramenta qualificadora do trabalho.


Referências:
1. Marinelli NP, Silva ARA, Silva DNO. Sistematização da Assistência de Enfermagem: desafios para a implantação. Rev Enferm Contemp. 2015; 4(2):254-63.