Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3789885


3789885

Uma revisão sobre pré-eclâmpsia: A atuação do enfermeiro na identificação precoce durante o pré-natal.

Autores:
Renata Fernandes do Nascimento Rosa|enfermeirarenatafernandes@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora|fasete ; Jaquelinne Lopes dos Santos|jaquelinne_376@gmail.com|enfermeira|graduada|enfermeira|sms ; Jonatas Carlos Martins de Souza.|enfermeirarenatafernandes@gmail.com|enfermeiro|graduação|enfermeiro|fasete

Resumo:
Introdução: No ensino do cuidado à criança e sua família, a simulação clínica tem sido crescentemente aplicada. Entretanto, pouco se sabe sobre como o estudante vivencia essa experiência. Objetivo: explorar a percepção dos estudantes de Enfermagem ao vivenciarem a simulação clínica no ensino do cuidado da criança e sua família. Método: pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade pública de São Paulo, com dez estudantes de graduação em Enfermagem, por meio de entrevistas semi estruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: foram encontradas duas categorias: aprendendo uma nova forma de aprender, em que os estudantes descrevem suas experiências ao vivenciar a simulação, e aprendendo uma nova forma de cuidar, na qual eles refletem sobre os ganhos da simulação no aprendizado sobre o cuidado da criança e da família. Conclusões: o uso da simulação clínica neste contexto é percebido pelos estudantes como uma prática benéfica, reflexiva e capaz de gerar discussões que promovem o aprendizado e a formação de um enfermeiro crítico e sensível às necessidades da criança e sua família. Implicações para a Enfermagem: consideramos que a prática da simulação clínica nos currículos de Graduação deve ser encorajada, pelos potenciais benefícios que podem trazer ao estudante, ao docente e aos pacientes e suas famílias. Recomendamos que novos estudos sejam realizados, com o intuito de discutir e validar cenários na atenção à criança e sua família, bem como mensurar o impacto dessas estratégias de ensino no processo de formação do enfermeiro em nosso contexto.


Referências:
1. Brasil. Resolução CNE/CES no 3 de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. 2001 [cited 2018 Mar 12]. Available from: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/resolucao_CNE_CES_3_2001Diretrizes_Nacionais_Curso_Graduacao_Enfermagem.pdf. 2. Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy SD, Mendes IA, Trevizan MA. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm [Internet]. 2012 [cited 2018 Mar 12]; 25(4): 619-25. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v25n4/22.pdf 3. Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, Moreira T, Hoffmann LMA. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2008 [cited 2018 Mar 12]; 13(2): 2133-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018 4. Sobral FR, Campos CJG. The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative review. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2012 [cited 2018 Mar 12]; 46(1): 208-218. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en_v46n1a28.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028. 5. Oliveira SN, Prado ML, Kempfer, SS. Use of simulations in nursing education: An Integrative Review. Rev Min Enferm [Internet]. 2014 [cited 2018 Mar 12]; 18(2): 487-495. Available from: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/941. http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20140036 6. Santos MC, Leite MCL. A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2010 [cited 2018 Mar 12]; 31(3):552-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a20.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000300020. 7. Creswell JW. Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions. 3a ed. Thousand Oaks: Sage Publications; 1998. 8. Santos MC, Leite MCL, Heck RM. Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2010 [cited 2018 Mar 12]; 31(4):746-752. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n4/a19v31n4.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000400019. 9. Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Menezes RMP, Araújo MS. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Revista Espaço para a Saúde [Internet]. 2015 [cited 2018 Mar 12]; 16(1): 59-65. DOI: 10.22421/1517-7130.2015v16n1p59 10. Teixeira INDO, Felix JVC. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface-comunicação, saúde, educação [Internet]. 2011 [cited 2018 Mar 12]; 15(39):1173-1184. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n39/aop3011.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011005000032. 11. Brasil. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente/Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília, 2014 [cited 2018 Mar 12]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf. 12. Fonseca LMM, Góes FSN, Ferecini GM, Leite AM, Melo DF, Scochi CGS. Inovação tecnológica no ensino da semiotécnica e semiologia em enfermagem neonatal: do desenvolvimento à utilização de um software educacional. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2009 [cited 2018 Mar 12]; 18(3): 549-58. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a19v18n3.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300019. 13. Kardong-Edgren SE, Starkweather AR. The Integration of Simulation into a Clinical Foundations of Nursing Course: student and faculty perspectives. Int J Nurs Educ Scholarsh [Internet]. 2008 [cited 2018 Mar 12]; 5(1): 1-16. Available from: https://www.degruyter.com/downloadpdf/j/ijnes.2008.5.issue-1/ijnes.2008.5.1.1603/ijnes.2008.5.1.1603.pdf. DOI: https://doi.org/10.2202/1548-923X.1603. 14. INACSL Standards Committee. INACSL Standards of Best Practice: SimulationSM simulation design. Clinical Simulation in Nursing [Internet]. 2016 [cited 2018 Jul 20];12(S): S48-S50. Available from: https://member.inacsl.org/files/SOBP%20Translation/SOBPEnglishCombo.pdf. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2016.09.005. 15. Bishop S, Stewart P. Simulation: a day in the Life of a pediatric nurse. J Nurs Educ [Internet]. 2014 [cited 2018 Jul 20]; 53(3):174-6. DOI: 10.3928/01484834-20140219-01. 16. Parker RA, McNeill JA, Pelayo LW, Goei KA, Howard J, Gunter MD. Pediatric clinical simulation: a pilot project. J Nurs Educ [Internet]. 2011 [cited 2018 Jul 20]; 50(2), 105-111. DOI: 10.3928/01484834-20101230-05 17. Bonamigo EL, Destefani AS. A dramatização como estratégia de ensino da comunicação de más notícias ao paciente durante a graduação médica. Revista Bioética [Internet]. 2010 [cited 2018 Jul 20]; 18(3):725-42. Available from: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/viewFile/596/602. 18. Martins JCA, Mazzo A, Mendes IAC, Rodrigues MA. A Simulação no ensino de enfermagem. Ribeirão Preto, Ed. Sobracen, 2014. 19. Mayan MJ. An introduction to qualitative methods: a training module for students and professionals. Alberta, Canada: International Institute for Qualitative Methodology, 2001. 20. Wright LM, Leahey M. Enfermeiras e famílias: guia para avaliação e intervenção na família. 5a ed. São Paulo: Roca, 2015. 21. Creswell JW. Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions. Thousand Oaks: Sage Publications, 1998. 22. Jeffries PR, Rogers KJ. Simulation in nursing education: From conceptualization to evaluation. 2nd ed. New York: National League for Nursing; 2012. p. 25-41. 23. Gibbs G. Learning by Doing: A guide to teaching and learning methods. Further Education Unit.: Oxford Polytechnic: Oxford; 1988. 24. Tutticci N, Coyer F, Lewis PA, Ryan M. High-fidelity simulation: descriptive analysis of student learning styles. Clinical Simulation in Nursing [Internet]. 2016 [cited 2018 Jul 20]; 12(11): 511-521. Available from: https://ac.els-cdn.com/S1876139916300536/1-s2.0-S1876139916300536-main.pdf?_tid=0f93c16d-14f2-479e-bb58-c9a3cc240282&acdnat=1532632349_8eccc196f5ba1a0a284a8aa41b4fc54e. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2016.07.008. 25. Gamble AS. Simulation in undergraduate paediatric nursing curriculum: Evaluation of a complex ‘ward for a day’education program. Nurse Educ Pract [Internet]. 2017 [cited 2018 Jul 20]; 23: 40-47. Available from: https://www.sciencedirect.com/sdfe/pdf/download/read/noindex/pii/S1471595317300744/1-s2.0-S1471595317300744-main.pdf. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2017.02.001 26. Shin H, Ma H, Park J, Ji ES, Kim DH. The effect of simulation courseware on critical thinking in undergraduate nursing students: Multi-site pre-post study. Nurse Educ Today [Internet]. 2015 [cited 2018 Jul 20]; 35(4):537-542. Available from: https://ac.els-cdn.com/S0260691714003992/1-s2.0-S0260691714003992-main.pdf?_tid=e5dc01a8-d417-46cc-88f0-559a1af64d69&acdnat=1532635933_f729844c5eae99fae7b13f719a6ba64d. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.12.004. 27. Darcy Mahoney AE, Hancock LE, Iorianni-Cimbak A, Curley MA. Using high-fidelity simulation to bridge clinical and classroom learning in undergraduate pediatric nursing. Nurse Educ Today [Internet]. 2013 [cited 2018 Jul 20]; 33(6): 648-654. Available from: https://ac.els-cdn.com/S026069171200007X/1-s2.0-S026069171200007X-main.pdf?_tid=fb3cb46c-0bcc-44e3-91c3-2ea3e982b38c&acdnat=1532636181_dccd9dd57b012d8335b2967963f83260. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2012.01.005 28. Bauchat JR, Seropian M, Jeffries PR. Communication and empathy in the patient-centered care model-Why simulation-based training is not optional. Clinical Simulation in Nursing [Internet]. 2016 [cited 2018 Jul 20]; 12: 356-359. Available from: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399(16)30019-6/pdf. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2016.04.003 29. Rabelo L, Garcia VL. Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2015 [cited 2018 Jul 20]; 39(4): 586-596. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n4/1981-5271-rbem-39-4-0586.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01052014. 30. Bowling AM, Eismann M. An Innovative and Successful Simulation Day. Nurs Educ Perspectives [Internet]. 2017 [cited 2018 Jul 20]; 38(2):96-97. DOI: 10.1097/01.NEP.0000000000000107. 31. Berragan L. Conceptualising learning through simulation: An expansive approach for professional and personal learning. Nurse Educ in Pract [Internet]. 2013 [cited 2018 Jul 20]; 13(4): 250-255. Available from: https://ac.els-cdn.com/S147159531300005X/1-s2.0-S147159531300005X-main.pdf?_tid=589983a8-301e-42dc-9484-b91a5782287d&acdnat=1532637415_daa72b1b1a298cf8d47a83506161eb34. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2013.01.004. 32. INACSL Standards Committee. INACSL Standards of best practice: SimulationSM Participant evaluation. Clinical Simulation in Nursing [Internet]. 2016 [cited 2018 Jul 20]; 12(S):S26-S29. Available from: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399(16)30130-X/pdf. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2016.09.009. 33. Khadivzadeh T, Erfanian F. The Effects of Simulated Patients and Simulated Gynecologic Models on Student Anxiety in Providing IUD Services. Simulation in Healthcare [Internet]. 2012 [cited 2018 Jul 20]; 7(5):282-7. DOI: 10.1097/SIH.0b013e31826064b7. 34. Lewis M, Bell J, Asghar A. Use of simulated patients in development of physiotherapy students’ interpersonal skills. International Journal of Therapy and Rehabilitation [Internet]. 2008 [cited 2018 Jul 20]; 15(5):221-229. https://doi.org/10.12968/ijtr.2008.15.5.29234.