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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3774377


3774377

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE COM SÍNDROME DE FOURNIER

Autores:
Fernanda Lúcia Rocha Monteiro|fernandamonteiro1393@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|cesupa- Centro Universitário do Estado do Pará ; Caroline da Silva Mendes Prata|carolinedasm@yahoo.com.br|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|cesupa- Centro Universitário do Estado do Pará ; Ellen Christiane Corrêa Pinho|ellenpinho.cp@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|ufpa - Universidade Federal do Estado do Pará ; Joyce da Cruz Queiroz|joycecruz20@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|cesupa- Centro Universitário do Estado do Pará ; Igor Baia Cardoso|cdi.igor@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|cesupa- Centro Universitário do Estado do Pará

Resumo:
A Auriculoterapia está dentro do conjunto de técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa e se dá através da aplicação de sementes, agulhas ou esferas na região auricular. A estimulação dos pontos auriculares desencadeia o alívio de dores, ansiedade e estresse. No Brasil essa prática é regulamentada pelo Ministério da Saúde, através da Portaria 971/2006, que trata da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Por isso, a visão holística do enfermeiro associada às práticas complementares exerce um papel fundamental na aplicabilidade dessa técnica nos mais diversos serviços de saúde. O objetivo deste relato é descrever a implantação da auriculoterapia num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia pelo Setor de Enfermagem na cidade de Arapiraca – Alagoas.  Na terapia, foram oferecidas no mínimo 4 sessões, com frequência semanal para cada usuário, tendo como princípio: a escuta acolhedora, construção do vínculo, participação do usuário no autocuidado, promoção, prevenção e recuperação da saúde da saúde física e mental. Os pontos de aplicação mais comuns foram para: Ansiedade, lombalgia, cefaleia/enxaqueca, rinite/sinusite, insônia, estresse e depressão. Foram acolhidos 105 alunos e servidores, sendo que 85 usuários relatam melhora do estado de saúde. Ao todo, foram realizadas 262 sessões .  Na incorporação desta técnica no setor de enfermagem, o enfermeiro amplia o seu campo de ação, principalmente com relação as necessidades de saúde dos alunos e servidores, além de assegurar a prática da integralidade da atenção à saúde com a inserção da política de práticas integrativas e complementares no serviço de saúde escolar.


Referências:
Pennafort VPS, Freitas CHA,Jorge MSB, Queiroz MVO, Aguiar CAA.Práticas integrativas e o empoderamento da enfermagem. REME – Rev. Min. Enferm.2012; 16(2): 289-295.