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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3738497


3738497

CONHECIMENTO SOBRE O EXAME COLPOCITOLÓGICO EM MULHERES ATENDIDAS NO PROGRAMA DE SAÚDE DA MULHER

Autores:
Débora Mayana Santos de Araújo|deboramayana1999@hotmail.com|graduanda|estudante de Enfermagem|estudante|faculdades Objetivo

Resumo:
A participação em Extensão Universitária é uma experiência que influencia a trajetória profissional[1]. **Objetivo:** Analisar a percepção dos egressos sobre a influência da sua participação em pesquisa/extensão como profissional. **Metodologia: **Estudo qualitativo, com análise do discurso por tematização de 31 egressos de Enfermagem/RJ/2016. Aprovação pelos CEP’s: n°371.872; 391.677 e 453.813. **Resultados: **Foi recorrente a percepção de que os Enfermeiros às vezes são desrespeitados no exercício de suas atividades, entretanto o reconhecimento profissional pode ser consequência do desempenho de suas ações, com autonomia e embasamento científico/teórico. A busca pela residência foi uma das alternativas para diminuir a insegurança profissional. Houve uma maior concentração na inserção profissional em rede hospitalar, seguido pela Pesquisa, Ensino e Atenção Básica. É esperado que durante a graduação desenvolvam atividades, (re)significando as experiências, para  ter autonomia profissional[2]. É perceptível em cada um, a certeza de que a participação nos projetos de pesquisa e extensão melhoraram sua capacitação profissional, favorecendo o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo e entendendo a necessidade de continuar a aprendizagem, pois o conhecimento não é findo e sempre se renova.  Todos os entrevistados têm sua atuação pautada na integralidade, entendendo que este processo de desequilíbrio fisiológico fruto de fatores: psicológicos, sociais, culturais, ambientais e não apenas biológicos. **Considerações finais:** As habilidades desenvolvidas durante a graduação e aperfeiçoadas na participação dos projetos de pesquisa ou extensão, possibilitou rupturas com a forma tradicional de ensinar e aprender, estimulando a gestão participativa dos protagonistas nesta experiência e reorganização da relação teoria com a prática.


Referências:
1 Paula JA de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Rev Ext UFMG 2013;1(1):5–23. 2. NOVAK JD. Uma teoria de educação. trad. de Marco Antônio Moreira. São Paulo: Pioneira; 1981