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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3698544


3698544

Perfil da intensidade de problemas em relação ao uso de substâncias psicoativas por adolescentes

Autores:
Michel dos Santos Domingos|mdomingos@outlook.com|estudante de Graduação|enfemeiro|estudante de Graduação|universidade do Estado do Amazonas ; Maria de Nazaré de Souza Ribeiro|mnribeiro2@gmail.com|enfermeira|doutora|professora da Universidade do Estado do Amazonas|universidade do Estado do Amazonas ; Selma Barboza Perdomo|selmaperdomo@hotmail.com|enfermeira|mestre|professora da Universidade do Estado do Amazonas|universidade do Estado do Amazonas ; Joaquim Hudson de Souza Ribeiro|jhudsonmanaus@hotmail.com|psicólogo|doutor|professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco|faculdade Salesiana Dom Bosco ; Sheila Silva Lima|xsheila0909@gmail.com|estudante de Graduação|enfemeira|estudante de Graduação|universidade do Estado do Amazonas

Resumo:
**Introdução:** a avaliação de programas educacionais por meio de métodos científicos válidos e reconhecidos é atividade recente, a qual pode contemplar o uso de diferentes tipos de análises. **Objetivo:** avaliar um programa de educação permanente desenvolvido para profissionais de enfermagem de um hospital de ensino a partir de um modelo lógico. **Metodologia:** pesquisa avaliativa com abordagem qualitativa sustentada por dois tipos de análises estratégica e lógica.1 A elaboração e validação do modelo lógico do programa de educação permanente em enfermagem foi realizada de maneira participativa por 12 membros da Comissão de Educação Permanente em Enfermagem do cenário da pesquisa. **Resultados:** Delineado o modelo lógico foi possível inferir que, quanto à análise estratégica, há validação em relação à pertinência do problema focalizado e os objetivos propostos pelo Programa de Educação Permanente em Enfermagem. Já, em relação à análise lógica, tal programa se configura em uma intervenção complexa, que apesar de apresentar uma estrutura organizada para alcance dos resultados, ainda é insuficiente para a consolidação deste programa no cenário da pesquisa. **Conclusões:** Conclui-se que são necessárias mudanças na estrutura do programa que permitam problematizar o processo e apontar caminhos no sentido de reconduzir as práticas das ações educativas, com vistas ao seu aperfeiçoamento, retroalimentação e alcance dos resultados esperados. **Contribuições para a Enfermagem:** Tal proposta de avaliação permite o fortalecimento nas decisões relacionadas ao desenho educacional e gestão educativa de programas, a fim de que se tornem um sistema de ações educativas integradas sob a lógica da Educação Permanente em Saúde.


Referências:
1. Brouselle A. (Orgs.). Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013.